Omeprazol: 1,3 mi de comprimidos estão em falta nas unidades de saúde

Os votuporanguenses que estão em busca do medicamento Omeprazol nas unidades básicas de saúde de Votuporanga estão com dificuldade de encontrá-lo. A Secretaria Municipal da Saúde informou ao A Cidade que “o processo licitatório para compra de 1,3 milhão de comprimidos do Omeprazol foi concluído, no entanto, a empresa vencedora do certame não cumpriu com o prazo de entrega estabelecido”.
Alexandre Reganin, filho de uma paciente diagnosticada com câncer, que há três semanas está precisando comprar o medicamento para a mãe, é um dos prejudicados. Ele afirmou ao A Cidade que a mãe ingere dois comprimidos por dia pela manhã. “São duas caixas no mês e já comprei algumas cartelas três vezes, só neste mês, porque não tem nas unidades de saúde. Fui na unidade do Jardim Marin e me informaram que não tinha em nenhuma outra”, explicou Alexandre Reganin, que mostrou indignação com o fato.
O filho da paciente afirmou que algumas pessoas também procuraram pelo medicamento, mas estava em falta nas unidades. Atualmente, ele está desempregado, e disse que por conta da situação a dificuldade é ainda maior para comprar os comprimidos.
“Não sou só eu, outras famílias também estão passando por essa situação. Estou indignado, porque já fui três vezes com a receita e não tinha a medicação. Tem que ter unidades de saúde, mas também tem que investir em medicamentos e atendimento médico”, afirmou Alexandre Reganin.
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que a Procuradoria Geral do Município acompanha o caso e já notificou a empresa para que providencie a entrega do medicamento. “A Procuradoria ressalta que, embora a empresa tenha ganho o processo licitatório, não cumpriu o prazo de entrega e dessa maneira está sujeita a penalizações”, afirmou.
Fonte: A cidade – Votuporanga