Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

“Ônibus da Vacina” pretende imunizar 10 mil moradores da periferia de Fortaleza

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Moradores de territórios vulneráveis de Fortaleza começaram a ser atendidos, nesta quinta-feira, 14, pelo “Ônibus da Vacina”, da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), ação que pretende imunizar cerca de 10 mil pessoas contra a Covid-19 na Capital cearense até o dia 9 de novembro. A campanha, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal (SMS), teve início na praça Carandiru, no bairro Carlito Pamplona. Nas próximas três semanas, a unidade móvel deve visitar outras 21 localidades periféricas da cidade.

Veja também: BC: política cambial não mudou

Com cinco salas de vacinação adaptadas, o ônibus tem capacidade para atender até 400 pessoas por dia, segundo informou o presidente nacional da CVB, Júlio Cals. Ele enfatiza que o principal objetivo da campanha é levar a vacinação a moradores de baixa renda que, por falta de dinheiro para pagar locomoção, deixaram de ir aos postos de vacinação em busca do imunizante. “A ideia é democratizar, de fato, o acesso à vacina. Fazer com que as pessoas que são invisíveis para a sociedade sejam vistas. Precisamos fazer com que toda essa população tenha esse direito garantido”, frisou Cals.

Siga nosso Instagram

O mesmo veículo que desembarcou em Fortaleza já havia percorrido municípios de Alagoas e do Rio Grande do Norte e esteve em Caucaia entre os dias 29 de setembro e 13 de outubro. Após encerrar a ação na Capital, o Ônibus será deslocado para mais cinco cidades cearenses: Limoeiro do Norte (15 a 20 de novembro); Baturité (22 a 27 de novembro); Jaguaribe (28 de novembro a 4 de dezembro); e Maracanaú (6 a 10 de dezembro). Em três meses, mais de 45 mil pessoas foram vacinadas através da ação em estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

“Não tinha o dinheiro da passagem”

O ajudante de obras Francisco Rodrigues, 52, foi um dos primeiros a receber a vacina na abertura da campanha em Fortaleza. Desempregado, ele diz que deixou de ir tomar a primeira dose do imunizante porque não tinha dinheiro para pagar locomoção até o posto de saúde onde a aplicação havia sido agendada. “Tinha sido agendado, mas caiu para muito longe, não deu pra ir porque eu não tinha dinheiro da passagem. Essa ação é muito boa, tem muita gente aqui que não tem nem o que comer dentro de casa, imagina a passagem para ir ao posto onde cai o agendamento”, afirma.

A atendente de telemarketing Gleisi Brandão, 33, também foi ao ponto de vacinação para receber a aplicação da segunda dose do imunizante. “Agiliza muito para a gente aqui do bairro, porque a distância onde estavam caindo os agendamentos fica muito complicada, principalmente para idosos”, comentou. O ônibus segue na praça do Carandiru até esta sexta-feira, 15, e no sábado se desloca para a praça Carnaubal, no bairro Floresta. (Veja no fim da matéria o itinerário completo).

Cobertura vacinal

De acordo com a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, o “Ônibus da Vacina” é uma estratégia focada no público que ainda não recebeu a primeira dose do imunizante. Ela destaca que 92% da população apta a receber a D1 na Capital já compareceu aos locais de vacinação,no entanto, a Prefeitura persegue a meta de vacinação total (100%). O percentual faltante, conforme a secretária, é justamente o público atendido pela ação itinerante.

“Esse é um processo de busca ativa dessa população de mais dificuldades de acesso, que moram em locais mais vulneráveis. Nosso objetivo é chegar aos 100% de cobertura vacinal”, frisa Estela. Ela ainda ressaltou que, embora a ação seja mais direcionada a quem ainda não tomou nenhuma dose, também serão disponibilizadas D2 (segunda dose) e D3 (terceira dose) para quem perdeu a data do agendamento.

Os atendimentos são realizados de segunda a sábado, entre 9 e 17 horas, por uma equipe de 20 colaboradores, entre técnicos da SMS e voluntários da CVB.

Documentos necessários

Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência. No caso da aplicação de segunda ou terceira dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação.

Itinerário do “Ônibus da Vacina” em Fortaleza

15/10: Praça Carandiru (Av. Tenente Lisboa, s/n – Carlito Pamplona)

16/10: Praça Carnaubal (Rua Carnaubal com Rua Raimundo Bizarria – Floresta)

18/10: Praça das Docas (Av. Vicente de Castro com Av. José Saboia – Cais do Porto)

19/10: Praça das Docas (Av. Vicente de Castro com Av. José Saboia – Cais do Porto)

20/10: Av. Padre Joaquim Colaço Dourado, 190 – Vicente Pinzón

21/10: Av. Padre Joaquim Colaço Dourado, 190 – Vicente Pinzón

22/10: Areninha Pici ( Av. Coronel Matos Dourado com Rua Franco Rocha – Pici)

23/10: Areninha Pici ( Av. Coronel Matos Dourado com Rua Franco Rocha – Pici)

25/10: Areninha Lagoa do Opaia (Av. Lauro Vieira Chaves, s/n – Vila União)

26/10: Areninha Lagoa do Opaia (Av. Lauro Vieira Chaves, s/n – Vila União)

27/10: Areninha Planalto Ayrton Senna (Rua Juventude com Rua Quixadá – Planalto Ayrton Senna

28/10: Areninha Planalto Ayrton Senna (Rua Juventude com Rua Quixadá – Planalto Ayrton Senna

29/10: Praça Santa Cecília (Av. Coronel Virgílio Nogueira com Rua Coronel João Correia – Granja Lisboa)

30/10: Praça Santa Cecília (Av. Coronel Virgílio Nogueira com Rua Coronel João Correia – Granja Lisboa)

01/11: Areninha do Servilha (Rua José Mendonça – Genibaú)*

02/11: Areninha do Servilha (Rua José Mendonça – Genibaú)*

03/11: Rua Irmão Olimpio, 197 – Jangurussu

04/11: Rua Irmão Olimpio, 197 – Jangurussu

05/11: CITS São Bernardo (Rua 24 de Novembro, 555 – Messejana)

06/11: CITS São Bernardo (Rua 24 de Novembro, 555 – Messejana)

08/11: Residencial José Euclides (Rua A, quadra 10 A – Ancuri)

Fonte: O Povo

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress