Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Os perigos da automedicação e a importância da higiene das mãos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

perigos da automedicação

 

O dia 5 de maio reúne dois marcos importantes que servem de alerta à população sobre os perigos da automedicação e a importância da boa higiene das mãos. Além de ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos também é uma data em que se celebra o Dia Mundial de Higiene das Mãos.

Os perigos da automedicação

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) faz um alerta: apesar de bastante comum, a automedicação é perigosa, pode trazer sérios danos à saúde e até matar. A pesquisa Caracterização do perfil das intoxicações medicamentosas por automedicação no Brasil, produzido por um grupo de farmacêuticos pesquisadores e publicado na revista Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento (Research, Society Development) em 2020, mostrou que entre os anos de 2010 e 2017 foram notificados 565.271 casos de intoxicação no Brasil. Os dados foram coletados no site do DataSus, a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Para chamar a atenção para o problema, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lançou este ano uma  Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos onde alerta para os riscos da automedicação, principalmente com produtos emagrecedores. O objetivo é mostrar que qualquer produto ou medicamento pode provocar reações indesejadas, algumas delas graves, se forem utilizados sem indicação, de forma errada ou combinados com outras substâncias, sejam naturais, alimentos ou medicamentos.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, citou ainda uma pesquisa realizada pelo Conselho, por meio do Instituto Datafolha que revelou uma porcentagem de quase 80% de pessoas que assumiram se automedicar. Dessas, quase metade se automedica pelo menos uma vez por mês e 1/4 o faz todo dia e pelo menos uma vez por semana.

Walter alertou para os efeitos adversos que medicamentos podem oferecer quando administrados de maneira errada, como hepatite tóxica (paracetamol), choque anafilático (dipirona), tonturas e visão turva (ibuprofeno) e destacou ainda que, com a pandemia da Covid-19, há também uma série de riscos mais graves ligados ao uso da cloroquina e da hidroxicloroina. “Segundo relatos que temos recebido há problemas na visão, arritmias cardíacas podendo até chegar a parada cardíaca, convulsões etc. O uso desses medicamentos deve ser feito com supervisão e prescrição médica”, concluiu.

 Higienize as mãos

O Dia Mundial de Higiene das Mãos foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de reforçar o fato de que lavar as mãos ajuda a prevenir infecções e impedir o risco da transmissão cruzada de microrganismos. Apesar de ser um ato simples, é uma medida primária reconhecida mundialmente e, por este motivo, tem sido considerada um dos pilares do combate à Covid-19.

O tema da campanha deste ano, cujo lema é Unidos pela Segurança – higienize suas mãos!, tem como objetivo mostrar que todos podem contribuir para a cultura de segurança e qualidade nos serviços de saúde, adotando as boas práticas de higiene das mãos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress