Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ouvido entupido? Veja o que fazer

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Você já sentiu que os sons a sua volta estavam abafados? Se sim, saiba que essa sensação é uma das mais comuns que a autofonia causa nos seres humanos. Aliás, autofonia é um dos nomes de um problema muito comum: o ouvido entupido.

Tendo inúmeras causas, como mudanças de altitude que causa uma diferença de pressão entre a orelha externa e a média ou mesmo problemas odontológicos como o bruxismo, o ouvido entupido requer atenção e cuidado para não se tornar algo mais sério.

Além desses fatores, o canal auditivo também pode ser entupido pela presença em excesso de cera, pela entrada de água ou pelo uso inadequado de hastes flexíveis. Esses fatores, além de entupir o ouvido, também pode causar dores e até mesmo infecções.

Como tais incômodos são comuns, é possível encontrar inúmeras dicas e conselhos na internet com medidas caseiras que poderiam atenuar o problema. Contudo, na grande maioria dos casos, essas soluções podem piorar a situação.

O que fazer quando o ouvido fica tampado?

Dessa forma, o ideal é que ao persistirem os sintomas, a pessoa procure um otorrinolaringologista para que este avalie com precisão o que tem causado esta disfunção auditiva e qual será o melhor tratamento. É importante que este acompanhamento médico seja feito rapidamente, principalmente em casos de água no ouvido, já que esse acúmulo pode se tornar uma otite em pouco tempo.

 

Outro fator que pode fazer com que o ouvido fique entupido é uma disfunção na trompa de Eustáquio. Esse problema consiste em uma obstrução no canal que faz a comunicação entre o nariz com o ouvido e que tem a função de ventilar e drenar o ouvido médio. Quando esta trompa está obstruída, o ar não passa, provocando sintomas como autofonia, sensação de ouvido tapado e zumbido. Em longo prazo, esse problema pode causa otites, perdas auditivas e até meningite. Nesse caso, a solução para a grande parte dos pacientes é uma cirurgia que desobstruirá este canal de maneira simples e rápida.

De qualquer maneira, lembre-se que o uso de qualquer substância, objeto ou método para desentupir o ouvido sem a prescrição médica não é indicado e pode causar mais danos do que benefícios, já que essas soluções podem prejudicar a membrana timpânica e provocar perdas auditivas que dificilmente serão revertidas. Busque sempre a orientação de um especialista.

Fonte: Direito de Ouvir


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/10/26/hypera-pharma-tem-melhor-trimestre-da-historia-com-receita-acima-de-r-1-bilhao/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress