O maior canal de informação do setor

Pactuação do Valora Minas e descentralização da assistência farmacêutica são discutidas por municípios da Regional de Ubá

300

Assistência farmacêutica – No dia 31 de agosto, a Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá retomou, de forma presencial, a reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) das duas microrregiões que jurisdicionas (Ubá e Muriaé). Desde março de 2020, as CIB’s têm sido realizadas de forma remota, por videoconferências, devido ao início da pandemia da covid-19. Contudo, devido à vacinação de grande parte dos mineiros, consequentemente a melhora no cenário assistencial e epidemiológico, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orientou para voltar aos encontros presenciais, por meio do Memorando 040/2021/SUBGR-NE-CIB.

Reunião Presencial

Esta primeira reunião presencial foi realizada na Sala Chiquinha Dias Paes (Cine-Teatro) e do Fórum Cultural, gentilmente cedido pela prefeitura de Ubá para atender às exigências das normas sanitárias. ‘Tivemos presença de cerca de 60 pessoas e nosso salão de reunião é pequeno. Agradecemos muito o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Cultura de Ubá, que se uniram para receber nossa reunião de CIB. Foi proveitoso podermos discutir as pautas presencialmente, nos reencontrarmos depois de tanto tempo, e planejarmos juntos ações para desenvolvimento do SUS em nossa região’, pontuou a secretária executiva da CIB de Ubá e Muriaé, Maria de Lourdes Gato Amaral.

Pela manhã, no mesmo local, foi realizada reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG) regional. ‘Neste modelo, temos a possibilidade de ter um dia inteiro fora do município, aproveitando para conversar com os atores do SUS, trocar ideias, experiências. O foco é diferente, abrindo espaço para diversas discussões que de forma virtual não seria possível. E claro, interagir com os colegas das secretarias municipais e da URS Ubá, pois o laço de amizade e parceria também é algo gratificante’, destacou Felício Rodrigues Silva, presidente do Cosems-MG regional.

Valora Minas e Descentralização da Assistência Farmacêutica

Duas pautas tiveram destaque, sendo uma delas a pactuação do programa Valora Minas. ‘A nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Valora Minas, proporciona uma distribuição mais equitativa dos recursos estaduais, e para nossas microrregiões virá recursos importantes para a melhoria do acesso. Os gestores já participaram de oficinas com o Nível Central e estamos em processo de pactuação e implantação’, falou Elis Regina de Oliveira Mattos, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde.

Também foi apresentada resolução que estabelece a descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. ‘Esta pauta é muito positiva para os municípios, visto que facilitará e agilizará os processos de aquisição de medicamentos, fazendo tudo localmente. Atualmente, todos os 31 municípios dependem somente da Farmácia Regional para realizar este trabalho’, informou Patrícia Meichilb Brás Miranda, coordenadora da Assistência Farmacêutica da URS-Ubá.

Encerrando a reunião, a diretora interina Maria Cristina Gomes de Souza Nobre cientificou sobre a descentralização das Inspeções das Farmácias de Manipulação para os municípios de Ubá e Muriaé, que agora serão de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde. ‘A reunião foi bem otimizada, com apresentações bem pontuadas pela nossa equipe técnica e com participação dos gestores municipais. Foi um momento em que sentimos e desejamos que, aos poucos, tudo está voltando ao normal’, falou Maria Cristina.

Fonte: Saude

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/distribuidora-gmill-aposta-em-marketplace-para-farmacias-regionais/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação