O maior canal de informação do setor

Pandemia impacta no número de abertura de farmácias em Brusque

173

Brusque conta com 60 farmácias habilitadas pela Secretaria da Fazenda do município. Deste total, os bairros que possuem o maior número de estabelecimentos em funcionamento são o Centro I, com 15 farmácias; o Santa Terezinha, com 7; e o São Luiz, com 5.

Ainda, segundo dados da pasta, 21 novas unidades foram abertas nos últimos cinco anos. O ano com maior número foi 2020, com 8 farmácias. Em segundo, já está 2021, que até este mês registrou 5 novas farmácias habilitadas. Não foram divulgados os números de encerramento de atividades durante este período.

De acordo com o diretor-geral de Tributação da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques, as aberturas seguiam um padrão até o último ano. Contudo, a pandemia do coronavírus culminou com a maior procura por produtos farmacêuticos.

Também, ele observa a expansão de grandes redes do ramo em 2020, que representam a grande maioria das aberturas. “Além do próprio crescimento populacional e expansão urbana da cidade de Brusque, onde abriram farmácias em alguns bairros que passaram a ser mais ocupados”, explica.

Desde 2019, duas unidades da rede de farmácias Panvel, integrante do Grupo Dimed, foram abertas na cidade. A primeira foi inaugurada em novembro de 2019 e a segunda em abril deste ano.

Segundo o diretor-executivo de operações do grupo Dimed, Roberto Coimbra, o plano de expansão da Panvel contempla a região Sul. Em Santa Catarina, a empresa pretende estar presente nas maiores cidades do estado.

Nesse sentido, ele explica que a decisão de abrir farmácias em Brusque é pelo município integrar uma área estratégica, que reúne características importantes, como tamanho da população e poder de consumo.

“Também está próxima de outras cidades relevantes em que a Panvel já atua, como Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú, favorecendo a integração dos estoques e estruturas de lojas para melhor atender às demandas do consumidor”, completa.

Novas unidades

Outras empresas buscam espaço na cidade. Na próxima quarta-feira, 22, a rede de farmácias São João inaugura a primeira unidade no município no bairro Guarani. Outra será aberta em Guabiruba na sexta, 24.

O coordenador distrital da rede, Cleiton de Lima, ressalta que a empresa está em expansão. Atualmente, a São João conta com mais de 150 lojas e mais de 15 mil trabalhadores, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

“Por questão de logística, nosso modelo é crescer próximo de onde a gente está. No Vale do Itajaí temos em torno de 40 lojas, pois é uma região que vem crescendo muito, é próspera, pujante economicamente, com grande produção industrial. E como essas empresas crescem, dependem de mão de obra e a população aumenta”, explica.

Expansão nos bairros

Cleiton ressalta que a intenção da rede é abrir unidade em bairros. Ainda, pela pandemia, ele observa que a comunidade passou a permanecer próximo de casa. “Os bairros ganharam vida própria”, diz.

Também, ele destaca que as unidades passaram a oferecer serviços de saúde, como o próprio teste da Covid-19, até a verificação da glicose e pressão.

“As farmácias estão deixando de ser apenas um espaço comercial, passando a ser um espaço de assistência básica de saúde.

Ao invés de ir num posto de saúde, procura a farmácia. Isso torna um diferencial, pois você tira a demanda que está apenas no SUS, principalmente com a presença nos bairros”, finaliza.

Em breve, a São João planeja inaugurar outra unidade no bairro Santa Rita, em Brusque. Contudo, Cleiton detalha que ainda trabalham no projeto, que terá que passar por uma aprovação ambiental.

Fonte: Portal O Município – SC

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/cesta-de-higiene-beleza-volta-ao-nivel-pre-pandemia/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação