O maior canal de informação do setor

Parlamentar e pesquisadores apresentam ao MCTI tecnologia de vacina oral para Covid-19

241

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, recebeu nesta terça-feira (14), em Brasília, o deputado federal Pinheirinho (PP/MG) e representantes da empresa brasileira Imunovax. A companhia detém os direitos de produção e comercialização de uma vacina oral desenvolvida pela empresa israelense MigVax contra a Covid-19.

O imunizante foi submetido aos testes pré-clínicos e passará pelas avaliações de fases 1 e 2 em Israel. A Imunovax pretende, após essa etapa, submeter o produto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e trazer a produção para o Brasil. Os diretores da empresa explicaram que a tecnologia de vacina oral por gotas apresenta vantagens como menor custo de produção e maior potencial de aplicação diária.

O ministro Pontes explicou as estratégias que o ministério tem para o combate a pandemia, incluindo o desenvolvimento de 5 vacinas nacionais. ‘Desde antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS), nós criamos uma rede de especialistas, a RedeVirus MCTI, que nos auxiliou a estabelecer as estratégias que usamos durante a pandemia, como o sequenciamento do vírus no país; desenvolvimento de testes e respiradores nacionais. Na última semana, nós assinamos um acordo para a criação do Centro Nacional de Vacinas, em Minas Gerais, que vai cuidar de toda a parte de desenvolvimento e testes de imunizantes no Brasil’, afirmou.

O ministro também detalhou as ferramentas disponíveis para investimento em projetos de ciência e tecnologia. ‘A gente possui fontes de financiamento, como o orçamento, que usamos para o custeio do ministério e unidades vinculadas; o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que é composto por diversos fundos setoriais e possui uma governança e comitês técnicos. Nós temos também vinculadas que atuam na parte de fomento, como a FINEP e a EMBRAPII, e ainda um portfólio de projetos com cerca de 300 inscrições que podem receber investimentos, que é a plataforma investMCTI”.

O ministro ainda encarregou representantes da Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI (SEFIP) a se inteirarem mais sobre a tecnologia e acompanharem o tema. O deputado Pinheirinho agradeceu as explicações do ministro e destacou a importância da ciência e tecnologia para o país. Representaram a Imunovax os diretores Bernardo Gonçalves, Henry Soltz e Sérgio Eduardo Leite.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Veja Também: https://panoramafarmaceutico.com.br/senado-mantem-isencao-de-pis-e-cofins-para-medicamentos/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação