Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Pesquisadores vinculados ao Ministério da Ciência desenvolvem teste feito por celular

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, desenvolveram teste que detecta a covid-19 por meio de uma amostra da saliva. O equipamento é acoplado a um celular e o resultado sai em 15 minutos.

Como funciona: um leitor USB é conectado ao celular com um chip com uma gota de saliva do paciente. O resultado, então, aparece na tela do celular. A eficácia, segundo o ministério, ‘é a mesma que a do RT-PCR, que retira mucosa do nariz para a avaliação e é considerado pela comunidade o mais eficaz’.

A iniciativa é desenvolvida por pesquisadores bolsistas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Ao site da pasta, Aline Macedo Faria, que participou da pesquisa, diz que o sensor, por causa da rapidez e do baixo custo, permite uma testagem em massa.

‘Além disso, como o dispositivo é portátil, ainda possibilita que o teste seja realizado mesmo em regiões onde não possuam laboratórios de análise clínica, com obtenção de resultado em tempo real’, complementou Faria.

O teste seria produzido inicialmente para detectar outras doenças, como dengue, zika e chikungunya. Mas, com a pandemia, o foco voltou-se ao coronavírus.

A empresa brasileira de biotecnologia Visto.Bio participa do desenvolvimento do teste. Renan Serrano, representante da companhia, disse que está avançando nas últimas fases dos testes clínicos para, então, buscar regulamentação com a Anvisa.

Fonte: Poder 360

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/pesquisadores-desenvolvem-teste-popular-de-covid-19/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress