Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Panvel sofre com cenário de juros altos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Panvel

A Panvel, assim como o varejo farmacêutico como um todo, vem sofrendo com os juros altos. Mesmo com o crescimento da dívida líquida, o grupo encara com otimismo o momento. As informações são do Valor Econômico.

Em teleconferência com analistas, o diretor-presidente do grupo, Julio Mottin Neto classificou o mês de abril como “interessante”.

O conglomerado, que conta também com a distribuidora Dimed e o laboratório Lifar, fechou o primeiro trimestre com uma dívida líquida de R$ 161,1 milhões, mais de três vezes maior do que a registrada no 1T22 (R$ 43,7 milhões).

O resultado, inicialmente alarmante, já era previsto pelo Grupo Panvel. Segundo a empresa, é apenas um efeito sazonal. Agora, a meta é diminuir a alavancagem, que no 4T22 foi de R$ 77,5 milhões.

“A baixa alavancagem financeira é uma oportunidade de manter o rimo de crescimento, mesmo com juros altos”, explica Mottin Neto.

Se o endividamento não assusta a Panvel, a visão é que nem todos os concorrentes apresentam, solidez para lidar com o momento macroeconômico. “Acreditamos que alguns varejistas vão ficar pelo caminho este ano”, opina Antônio Napp, diretor financeiro e de relações com investidores.

Panvel planeja expansão digital e física

Entre as metas do grupo para a varejista em 2023, estão a ampliação das vendas digitais, principalmente pelo WhatsApp, e também fincar a bandeira em novas praças.

Na ampliação do mercado físico, o objetivo da Panvel é chegar a dez novas cidades até o fim do ano. Assim como nos últimos trimestres, a varejista inaugurou 14 novas lojas entre janeiro e março. Somente três drogarias foram fechadas no período.

Outro ponto de especial atenção são os serviços clínicos, cuja aposta reside na RDC 786/2023, que dá aval para as farmácias realizarem em torno de 50 testes rápidos.

Números do 1T23

Em relação aos três primeiros meses de 2022, as vendas em mesma loja subiram 10% e as vendas das lojas maduras 6,2%. Apesar de não crescer muito, a participação de mercado se manteve: de 11,5% para 11,7%.

Se a participação no total de produtos vendidos caiu 0,4%, a marca própria registrou um avanço nas vendas de 21,3%, quando se excluí os itens relacionados à Covid-19.

Operação logística dobrou com novo CD

O grupo inaugurou um novo CD em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). O centro recebeu um investimento de R$ 30 milhões e deve gerar em torno de 400 empregos, fazendo a companhia superar a marca de 10 mil funcionários.

“Com o investimento, vamos nos capacitar para chegar a um milhão de itens, separados aqui e entregues em todas as lojas e clientes da distribuidora”, comenta o diretor de operações, Roberto Coimbra.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress