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Plataforma ajuda o varejo a fidelizar consumidor idoso

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Uma iniciativa pioneira no mercado brasileiro quer mudar a percepção sobre os consumidores da terceira idade, cuja quantidade atual é de 28 milhões e deve dobrar em até dez anos. O Conecta 60+ nasceu neste mês de novembro como uma plataforma de conteúdo focada na promoção do envelhecimento ativo. E as farmácias com salas de assistência clínica estão no alvo da empresa em seu plano de expansão.

“Nossa meta é fechar trabalhos com 20 marcas até o primeiro semestre de 2021, o que inclui curadoria de conteúdo e ações para aprimorar o relacionamento com o público idoso em canais digitais e na comunicação do PDV”, argumenta Tatiana Pereira, uma das idealizadoras do projeto.

Farmacêutica bioquímica de formação, Tatiana deixou a área em 2010 para fundar a BloodBuzz Marketing, agência de planejamento estratégico e curadoria de conteúdo. E entre os muitos estudos realizados pela empresa, um deles foi dedicado ao envelhecimento ativo e às formas de se comunicar com esse segmento da sociedade. “O conceito de “velho” mudou, pois a terceira idade reúne, em sua maioria, pessoas produtivas, conectadas e que buscam se integrar ao mercado de consumo. Mas ainda hoje as marcas encontram dificuldades para estabelecer vínculos com essa audiência”, avalia.

Essa percepção inspirou o lançamento do livro Conecta 60+, em parceria com o gestor de empresas Gilberto Lima. A obra fundamenta a formação do portal homônimo e apresenta uma série de estratégias para aprimorar a interação com o público-sênior em seis grandes áreas – Alimentação e Nutrição; Lazer e Entretenimento; Moda; Saúde e Bem-Estar; Tecnologia; e Turismo.

Um novo olhar da saúde sobre esse público

O escopo de atuação da Conecta 60+ abrange ainda projetos de mapeamento mercadológico, mentoria e capacitação de profissionais para estimular o envelhecimento ativo. “O segmento de saúde, em particular, ainda não dissociou a terceira idade das doenças crônicas e do uso de medicamentos”, acredita Tatiana.

Para a executiva, iniciativas do varejo para implementar programas de assistência farmacêutica e salas clínicas já representam importantes avanços. Mas é preciso pensar também no idoso saudável em busca de orientações profissionais sobre bem-estar e atividades físicas. “Pela proximidade estreita com esse consumidor, o farmacêutico é o profissional da linha de frente mais indicado para quebrar os velhos clichês que cercam o atendimento aos idosos”, aponta.

A plataforma também formatou uma estrutura comercial para atrair empresas do setor a investir em publicidade no portal, incluindo a indústria farmacêutica. O Conecta 60+ almeja ser um birô de conteúdo para disseminar lançamentos dos laboratórios, mas com conteúdos que não se limitam a divulgar banners com propriedades terapêuticas dos medicamentos. “Queremos uma linguagem que faça a terceira idade se sentir integrada à sociedade e à cadeia de consumo. Ela não quer atendimento preferencial, ela quer ser parte do todo”, conclui Tatiana.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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