Ícone do site Panorama Farmacêutico

Pomadas capilares voltam ao foco da Anvisa

Pomadas capilares

As pomadas capilares novamente estão na alça de mira da Anvisa. Na última segunda-feira, dia 19, o órgão regulador publicou uma nova medida cautelar sobre o assunto.

A nova medida vem na sequência do vencimento da resolução anterior, no último domingo, dia 18. Com a decisão, as pomadas destinadas a fixação, modelagem e para trançar cabelos estão novamente interditadas.

Algumas pomadas capilares ainda podem ser vendidas

Aqueles produtos autorizados pela agência ainda podem ser comercializados. São eles:

Casos de efeitos adversos graves, como a cegueira temporária, levaram o órgão regulador a suspender por completo a venda desses cosméticos no passado. Depois de análises, a Anvisa decidiu por manter fora do mercado apenas aquelas pomadas que se mostraram inseguras.

A agência afirma que segue acompanhando de perto a fabricação de pomadas capilares, para garantir a qualidade.

Anvisa mantém portal com pomadas liberadas

Para facilitar o acesso a informação, a Anvisa estabeleceu um portal para que os varejistas e consumidoras possam checar as pomadas liberadas para comercialização.

Ao todo, mais de 930 produtos estão liberados. Só que o número daqueles vetados é ainda maior, mais de 1,5 mil. No momento mais grave da crise, a Anvisa chegou ao ponto de vetar mais de 600 processos de regularização de pomadas e cancelar mais de 630 autorizações de vendas.

Foram analisadas cerca de 2.500 marcas de modeladoras.

Sair da versão mobile