Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Preços dos combustíveis sobem acima de 2 dígitos em 2021

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Todos os combustíveis tiveram alta de mais de 2 dígitos em 2021, apesar de a inflação geral, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), ter avançado 1%. O litro da gasolina nos postos saltou 18,8%. O diesel, 14,5%. O etanol avançou mais ainda: 27,9%.

Veja também: Credit Suisse eleva projeção para Selic a 6,5% e vê inflação ainda pressionada

Alta das commodities e dólar caro explicam grande parte dos reajustes pois são levados em consideração nos reajustes dos combustíveis. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo.

Siga nosso Instagram

IPCA acima do centro da meta

A alta dos combustáveis tem pressionado o IPCA, indicador que mede a variação de preços no país. A inflação acumulada em 12 meses atingiu 5,2%. Praticamente encosta no teto da meta do CMN (Conselho Monetário Nacional) para o ano, de 5,25%. O Ministério da Economia espera que o indicador encerre o ano em 4,42%.

REDUÇÃO NOS PRÓXIMOS DIAS

Bolsonaro disse na live de 5ª feira (18.mar) que a queda do dólar e do barril de petróleo ao longo da semana, ‘se Deus quiser’, pode fazer o preço da gasolina e do diesel ‘cair um pouquinho’ no futuro.

Na 6ª feira, a Petrobras anunciou que vai reduzir em 5% o preços da gasolina nas refinarias. A empresa acompanha os valores praticados no mercado internacional para definir os valores.

Fonte: Poder 360

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress