Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Prejudicados pela pandemia, diagnósticos de câncer são urgentes, aponta a Fiocruz

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Os prejuízos que a pandemia da Covid-19 trouxe para a saúde pública brasileira ainda não são mensuráveis, mas os especialistas alertam para necessidades emergenciais. No evento on-line Atenção à saúde, inovação tecnológica e câncer: impactos e desafios da era Covid-19, organizado pela Fiocruz, ficou claro que o diagnóstico oncológico preciso é uma urgência no Brasil. Essa é uma missão fundamental do Centro de Oncologia do Hospital Norte Paranaense (HONPAR), principal referência dos moradores dos municípios atendidos pela 16ª e 22ª regionais de Saúde do estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada.

A estrutura opera desde 2012 numa instalação moderna, com a capacidade de atendimento de alta complexidade para tratar os pacientes desde o diagnóstico. No time médico, o Honpar dispõe de cirurgiões oncológicos, com especialização em cabeça e pescoço, além de hematologistas e oncologista clínico. O grupo multiprofissional é completado por enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionista e assistente social. ‘Nossa equipe é especializada em cuidados paliativos a pacientes oncológicos e seus familiares em todo o período evolutivo da doença’, detalha a coordenadora do setor e responsável técnica, a farmacêutica Érika Piovezan.

As instalações oferecem conforto aos pacientes em um momento tão delicado. O Honpar conta com 30 leitos exclusivos para pacientes oncológicos, além da UTI, pronto atendimento 24h e de um moderno centro cirúrgico. No Centro de Diagnóstico de Imagem são ofertados equipamentos avançados para diagnóstico de várias doenças oncológicas, incluindo o videolaringoscópio. Já no Centro de Medicina Nuclear, o hospital oferece tratamento de Iodoterapia, exames de cintilografia e detecção de linfonodos sentinelas. ‘Já estamos com o projeto aprovado pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para início das obras de um centro de Radioterapia’, adianta Piovezan.

Um dos tratamentos mais conhecidos para os pacientes oncológicos, a quimioterapia, conta com uma área exclusiva de atendimento. A terapia que utiliza medicamentos para destruir as células doentes pode ser feita em oito leitos para longa duração, dois deles em apartamentos, ou em uma das 30 poltronas para fazer quimioterapia de curta duração. O Centro de Oncologia do HONPAR ainda oferece consultórios, sala de procedimento e uma sala multidisciplinar. ‘Dispomos de farmácia de manipulação exclusiva para preparo de quimioterápicos e administração assistidos por enfermeiros em todo o período’, detalha a chefe do setor.

Fonte: Ed Notícias

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/remedios-para-cancer-podem-sofrer-apagao-no-brasil-por-falta-de-verba-federal/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress