Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Programa da Neo Química incentiva oito startups

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Bright Photomedicine, uma das startups beneficiadas pelo projeto, desenvolveu um remédio digital para tratamento da dor

O Neo Acelera, programa de aceleração da Neo Química, divisão de genéricos e similares da Hypera Pharma, já beneficiou oito startups desde sua criação, em maio de 2019. Implementada para comemorar os 60 anos da farmacêutica, a iniciativa assegura o apoio técnico e financeiro da companhia em negócios considerados inovadores em áreas como telemedicina e atenção primária de saúde.

Esse grupo de empresas foi selecionado entre 386 inscritas, com base no perfil dos empreendedores, no potencial de crescimento e na diversidade de soluções sugeridas para problemas como a baixa adesão aos tratamentos clínicos. As startups passaram por três meses de treinamento, mentoria e aceleração, com monitoria semanal da equipe da Yunus Negócios Sociais. “Nosso propósito é realmente estimular o impacto social na área da saúde, tanto que continuaremos a acompanhar as startups por mais um ano, para que possam consolidar as operações”, observa Jurema Aguiar, diretora de Marketing e Inovação da Neo Química.

Uma das escolhidas foi a Tergos Ensino e Pesquisa, fundadora da Bright Photomedicine, startup que desenvolveu um remédio digital capaz de tratar a dor. Trata-se de uma terapia inédita para o tratamento de dores crônicas e debilitantes, como osteoartrose, dores lombares, dores reumáticas e enxaqueca. O medicamento digital é baseado na fotobiomodulação, processo não invasivo e não térmico que utiliza a energia luminosa para estimular o metabolismo celular que promove a redução da dor, das inflamações, acelera cicatrização e potencializa a cura.

“O medicamento foi testado no ano passado em pacientes do Hospital das Clínicas, com redução de 50% das dores em 80% dos casos. Ele não traz os riscos e efeitos associados às cirurgias e analgésicos de alta potência, como os derivados de morfina”, destaca Marcelo Sousa (foto), fundador da startup.

Já o aplicativo UPSaúde Health Tech, da Paraíba, foi indicado para receber um aporte de R$ 150 mil. A plataforma contribui para solucionar problemas de acessibilidade, assistência, comunicação, acolhimento, participação social, educação em saúde e gestão de sistemas de saúde. Desenvolvido por Rodolfo Lira, cientista da computação e cirurgião dentista, o negócio já está em implantação em 30 cidades no Brasil.

Currais Novos, no Rio Grande do Norte, com 45 mil habitantes, foi a cidade brasileira a receber a solução e já reduziu filas de atendimento de duas horas para 27 minutos. Já o tempo para marcação de consultas com especialistas caiu de seis meses para 24 horas. A ideia é levar o UPSaúde aos pequenos municípios.

Confira as empresas selecionadas

Cidade Negócio social Atuação
São Paulo (SP) Hisnëk Startup sobre benefícios de saúde e bem-estar baseados em inteligência artificial
OrienteMe Plataforma inovadora de psicoterapia online
Tergos Ensino e Pesquisa Combina big data, machine learning e inteligência artificial com a física e a medicina para criar o primeiro remédio digital do mundo
Rio de Janeiro (RJ) Medicamentos Inteligentes Desenvolve tecnologias que aumentam a aderência aos tratamentos medicamentosos
Ponto Care Salas de saúde dentro de farmácias e drogarias, com projeto de franchising
Portal SuperAção Plataforma de humanização e navegação do paciente para hospitais oncológicos
Campina Grande (PB) UPSaúde HealthTech Plataforma de telemedicina multiprofissional e gestão integrada para a saúde pública
Londrina (PR) Preveni Startup que atua na prevenção da lesão por pressão

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/01/15/startout-brasil-levara-20-startups-para-nova-york/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress