Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Projeto de QR Code em medicamentos chama atenção no Sul de SC

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Uma ideia de um jovem de 15 anos está chamando a atenção e inclusive já chegou ao Ministério da Saúde em Tubarão. O estudante Alan Zabot desenvolveu um projeto de QR Code Inclusivo para os remédios. O objetivo é facilitar a leitura da bula dos medicamentos para idosos e deficientes visuais.

‘Projeto do QR Code eu tenho ele a dois anos em desenvolvimento e a inspiração foi a minha avó. Eu percebi que ela tinha muita dificuldade por causa da idade de ler a bula dos remédios, tanto pelo tamanho da letra quanto a dificuldade de entendimento do que estava escrito’, explica o jovem .

Segundo ele, o QR Code ficará posicionado na embalagem dos medicamentos que permitirá o acesso as informações através de um site e de áudio descrição.

‘Teria um QR Code nas caixas de medicamento e teria um relevo para o pessoal que tem deficiência visual conseguir identificar onde está e a pessoa apontaria o leitor de QR Code e esse leitor direcionaria para um site’, ressalta.

O deficiente visual Ricardo Wensing Buss gostou do projeto e destaca a importância dele. ‘Ajuda bastante a gente. Ás vezes estamos sozinho em casa e precisa tomar algum medicamento, não precisa chamar alguém na internet’, explica .

A Prefeitura de Tubarão aprovou a ideia e abraçou o projeto fazendo-o chegar em Brasília.

Leia mais

‘Nós temos procurado desenvolver em Tubarão os nossos jovens a ter uma mentalidade empreendedora para que eles tenham sensibilidade para identificar oportunidades e projetos como esse do Alan, que tenho acompanhado desde o início, levam esse tipo de pensamento, levam isso no DNA’, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão Giovani Bernardo

O QR Code Inclusivo tem chamado atenção até de desenvolvedores canadenses que entraram em contato com o jovem.

‘Devido a exposição desse projeto no Brasil, eles descobriram e conversaram comigo, tinham uma ideia parecida. Enfim, falaram um pouco sobre e entraram em contato comigo para a gente meio que fazer uma parceira’, conta Alan.

A proposta chegou até o Deputado Federal Bosco Costa (PL), do Sergipe, que fez uma indicação na Câmara dos Deputados, em Brasília, para apreciação do Ministério da Saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a possibilidade de ser colocado em prática.

‘Encaminhamos o pedido à mesa da Câmara dos Deputados uma indicação e ela foi encaminhada para a Secretaria de Governo. Isso vai ao Ministério da Saúde e Anvisa‘, comenta o deputado.

Para que o Projeto saia do papel seria necessário uma regulamentação do Ministério e Anvisa que obrigasse os laboratórios a incluir o QR Code nas embalagens.

‘Acho que vai ser de grande ajuda para o nosso país inteiro, uma coisa que está sendo discutida hoje em dia é essa questão da acessibilidade que está cada vez mais ganhando força. Então acho que isso vai ser um grande passo para essas pessoas’, finaliza Alan.

Fonte: Notícias do Dia

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/drogal-passa-a-aceitar-pagamentos-por-qr-code/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress