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As 10 farmacêuticas melhor posicionadas nas mídias digitais

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Um estudo conduzido pela Zeeng, plataforma especializada no monitoramento de marcas, indicou as dez indústrias farmacêuticas que melhor se posicionam no mundo digital e nas redes sociais no País. O levantamento envolveu 40 companhias e foi produzido com exclusividade para o Panorama Farmacêutico.

A pesquisa levou em conta mais de 11 mil posts e notícias dessas companhias divulgados no período de 20 de maio a 20 de agosto. As redes sociais receberam peso 4 na avaliação, enquanto o conteúdo noticioso e o marketing digital têm, respectivamente, as notas máximas 3,5 e 2,5.

Ativo social

Os dez laboratórios mais bem avaliados contam com um expressivo volume de 4,2 milhões de seguidores. No entanto, chama a atenção a baixa diversidade de fãs por mídia social, já que o Facebook concentra mais de 90% desse total (3,8 milhões). Somente a Bayer detém 70,92% desse ativo, com 3 milhões de seguidores. Os focos das redes sociais da companhia são a divulgação institucional e a divisão farmacêutica. A divisão agro, embora tenha alguns conteúdos publicados, aparece em menor escala e conta com páginas específicas.

GSK e EMS completam o pódio e somam 610 mil fãs. As demais sete indústrias representam apenas 14%.

Seguidores nas redes sociais por indústria

Total: 4,2 milhões

 

Pontuação total das redes

Nota máxima: 10

 

Tráfego e rejeição

Além de serem as três melhores em número de seguidores, Bayer, GSK e EMS destacam-se no engajamento digital. Juntamente com a Janssen e a Merck, elas registram 31,4% de tráfego médio em seus portais a partir de mecanismos de pesquisa, contra 22,1% da média geral. Cada internauta permanece 3:06 minutos nos sites dessas cinco farmacêuticas, 40 segundos a mais em comparação à média total.

Notícias na web e volume de postagens

Aché, Bayer, GSK, Pfizer e Sanofi são as campeãs em volumes de notícias espontâneas na web, com 1.863 inserções cada – índice acima da média de 1,1 mil notícias no cômputo geral.

Os dez laboratórios publicaram mais de 1,4 mil posts no período, sendo que 57% das publicações ficaram a cargo de Eurofarma (19,85%), Aché (18,82%) e Pfizer (18,65%). Cerca de metade das inserções foi veiculada no Facebook, enquanto o Instagram foi o canal de 35% das postagens.

Top posts geral + Facebook

 

Os seis posts com mais engajamento estão no Facebook e cinco deles são de autoria da Janssen. “As duas postagens campeãs de audiência aproximaram-se de 60 mil reações. A Janssen teve o mérito de ir além das simples orientações relacionadas à prevenção da Covid-19. A empresa aproveitou o contexto para homenagear os profissionais de saúde no Dia do Hospital e idealizou uma bem-sucedida série de podcasts com dicas sobre saúde mental”, comenta o CEO Eduardo Prange. Além da Janssen, a Novartis destacou-se no Facebook por um vídeo alertando sobre atrofia muscular espinhal (AME) em bebês.

Top posts – Instagram

 

“Com 290 mil seguidores, o Instagram consolidou-se como o canal para notícias mais factuais sobre a Covid-19”, ressalta Prange. Quatro posts estão relacionados a vacinas. Mas a maior audiência ficou com a Pfizer, que divulgou uma nota para desmentir a informação de que o governo dos Estados Unidos teria reservado toda a cota de vacinas que a indústria estava testando. O post foi veiculado no fim de julho e foi o único a superar a marca de 1 mil curtidas.

Top posts – Twitter

 

Com apenas 7,1 mil seguidores, o Twitter vem sendo ignorado por praticamente todo o setor. Apenas a Eurofarma e a Pfizer utilizaram essa rede no período analisado. A Eurofarma responde pelos seis principais tweets e teve a preocupação de diversificar os temas, ao tratar de Covid-19, dar dicas contra o tabagismo e estimular a mobilização do público em um prêmio de inovação. Mas com exceção de uma veiculação, todas não ultrapassam dez curtidas.

Top posts – YouTube

 

O YouTube das dez indústrias farmacêuticas corresponde a apenas 3% da audiência. Porém, é mais explorado do que o Twitter e apresenta melhores resultados de engajamento. O vídeo que ganhou mais acessos foi produzido pela Janssen e abordava a psoríase. A Pfizer alcançou quatro posições de destaque, transmitindo mensagens motivacionais ou divulgando eventos como uma live em tributo a Cazuza.

Engajamento por hora

Os horários nobres de publicação acompanham a rotina dos profissionais da indústria, com mais repercussão entre 10 e 16h nos dias da semana. Aos sábados, o envolvimento é predominante às 8h.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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