fbpx
O maior canal de informação do setor

Frequência de recalls de medicamentos aumenta 62%

312

Frequência de recalls de medicamentos aumenta 62%

Os recalls de medicamentos já são parte da rotina da indústria farmacêutica, mas aceleraram como nunca em 2021. Em comparação com 2020, o ano passado apresentou 62% mais casos do gênero. Os dados são do boletim Consumidor em Números 2021. As informações são da Folha de S. Paulo.

Veja também: Setor aplaude plano da Anvisa de acelerar registro de medicamentos

Do total de 126 campanhas de recall, 12 foram de medicamentos, sendo o setor farmacêutico o que apresentou maior incidência. Segundo o levantamento, 22 milhões de produtos foram afetados, um número bem maior do que os 13 milhões do ano anterior.

Siga nosso Instagram

Historicamente, medicamentos são mais afetados por recalls

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o setor farmacêutico é constantemente um dos mais atingidos por recall, juntamente com o setor automotivo.

Para o órgão, o aumento do recolhimento de produtos não é negativo. Para eles, isso demonstra “o amadurecimento do setor e o reconhecimento da importância dessa comunicação”. Segundo a secretaria, a pandemia da Covid-19 não teve impacto na prática.

Losartana: caso mais recente

Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário de todos os lotes de losartana potássica da marca Medley, utilizado para o tratamento de hipertensão, no fim de fevereiro.

A companhia informou que o recall é voluntário como uma medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.

O recall não representa custo para os pacientes. Para quem tiver qualquer lote desse produto, basta ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação