O maior canal de informação do setor

MIPs reposicionados ampliam receita de associativistas

1.687

Reposicionamento de MIPs ampliaem 13% receita de associativistasSegundo o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) representam em torno de 40% das vendas do autosserviço da farmácia, mas 69,5% das lojas associadas à Febrafar mantinham os MIPs confinados. Para reverter a situação, a entidade criou um programa de gerenciamento de categorias e já colhe resultados.

O projeto conta com a adesão de 21 redes de oito estados, totalizando 1.044 pontos de venda. Em pouco mais de um ano após o lançamento, as farmácias participantes ampliaram em 13% a receita média com esse grupo de medicamentos. “A proposta é estimular as redes a tirar os MIPs de trás do balcão e alocá-los nas gôndolas de forma organizada e funcional, possibilitando uma melhor experiência para o consumidor”, comenta Sara Amaral, coordenadora de trade da Febrafar.

Quatro categorias principais foram eleitas para ser a base do projeto e ocupar espaço privilegiado nas prateleiras – dor e febre; gripe e alergia; sistema digestivo; e vitaminas e minerais. “São os gêneros de medicamentos que, inclusive, estão entre os mais requisitados nas lojas nesse período de pandemia, atendendo a uma demanda do cliente por uma compra mais objetiva e conveniente”, complementa.

A iniciativa conta com o respaldo da indústria farmacêutica, por meio do apoio técnico e institucional da Hypera Pharma e da Sanofi. As consultorias IQVIA e Interplayers também integram o projeto.

“Essa mentoria tem sido fundamental para assegurar o posicionamento adequado dos produtos. Assim beneficiamos toda a cadeia, facilitando a jornada do shopper, fomentando mais negócios para o varejo e impulsionando a categoria pela ótica das indústrias”, avalia Sara, que já estipula como meta engajar mais dez redes ao programa.

As redes associativistas participantes são Maxi Farma, Pix Farma, Asfar Farmácias, Drogarias Nossa Rede, Farmácias Multmais, Rede Inova Drogarias, Rede MG Farma, Unifarma, Grupo Farma, FarMelhor, RM Farma, Cityfarma, Drogarias Legítima, Rede Farma Gente, Biodrogas, Rede União Farma, Rede SISfarma, Rede Farmavip, Farma & Cia, Rede Fazfarma e Drogaria Total.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/01/grupo-tapajos-aposta-no-digital-para-manter-faturamento-acima-de-r-1-bilhao/

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação