Ícone do site Panorama Farmacêutico

Hub da rfxcel monitora medicamento da indústria ao PDV

rfxcel desenvolve hub para monitorar medicamentos da indústria ao consumidorA norte-americana rfxcel, uma das líderes globais na gestão da cadeia de suprimentos, traz ao Brasil uma solução que pode ser a chave para coibir as falsificações de medicamentos e problemas de ruptura no estoque. A plataforma Traceability Hub possibilita o armazenamento de todo o passo a passo dos remédios – desde a saída do fabricante até a dispensação para o consumidor final.

Já adequada às exigências do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), a ferramenta pode ser adquirida por indústrias, pelo atacado e varejo farmacêutico e também por órgãos públicos como a Anvisa para fiscalizar o cumprimento dos processos de rastreabilidade de medicamentos e facilitar a integração de dados entre os governos no monitoramento da distribuição de vacinas contra a Covid-19.

“As próprias entidades setoriais podem contratar a solução e cotizar o pagamento do fee entre seus associados. Distribuidoras regionais e farmácias de menor porte também teriam a oportunidade de digitalizar suas operações e estar em conformidade com o SNCM, por meio de uma solução de ponta e com valores mais acessíveis”, argumenta Vinicius Bagnarolli, diretor de operações da rfxcel na América Latina.

A tecnologia possibilita rastrear em tempo real toda a cadeia de abastecimento, com informações atualizadas sobre o registro e lote do medicamento. Prescrições, eventos adversos e recolhimentos dos produtos por algum indício de desvio ou falsificação também podem ser registrados na plataforma.

“A empresa cliente pode extrair dessas informações estatísticas para mapear o fluxo e comportamento de suas vendas, além de reduzir gaps na operação e ampliar a margem de segurança para o consumidor. Este, por sua vez, passará a ter certeza de que o remédio que está adquirindo provém de uma origem 100% segura”, acrescenta o executivo. A ferramenta conta ainda com a funcionalidade de um sistema de geolocalização.

Desenvolvido com tecnologia SAS e linguagem open source, o Traceability Hub já é empregado com sucesso em países do Oriente Médio. “A ferramenta não demanda instalação de equipamentos e pode ser configurada como um website e para uso remoto por canais mobile”, enfatiza Bagnarolli.

O custo para aquisição do programa varia de acordo com as configurações e níveis de informação exigidos pelo contratante. As empresas e entidades interessadas devem obter mais informações pelo e-mail vbagnarolli@rfxcel.com.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/60-do-setor-reprova-atuacao-do-governo/

Sair da versão mobile