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Sandoz prepara 42 lançamentos até 2023

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A Sandoz, divisão de genéricos, biossimilares e produtos maduros da Novartis, prepara um ritmo acelerado de lançamentos para os próximos cinco anos. Até 2023, a indústria disponibilizará ao mercado 42 novos medicamentos, com a meta de ultrapassar o patamar de 1 bilhão de pacientes atendidos nos mais de 160 países onde atua, o dobro do número atual.

“Do total de novas SKUs, quatro serão biossimilares e 38 serão remédios genéricos com foco no varejo, canal que responde por 60% a 70% do nosso faturamento no Brasil”, comenta o diretor estratégico Pedro Aranha. De acordo com indicadores da IQVIA, a Sandoz ocupa as três primeiras colocações entre todas as moléculas top 20 no mercado global, sendo líder nas vendas de amoxiclav, sinvastatina, rosuvastatina, tamoxifen, entre outros.

No ano passado, a indústria registrou US$ 9,9 bilhões em receita líquida, o equivalente a 19% do movimento total da Novartis. Deste montante, 80% correspondem aos medicamentos genéricos. O portfólio reúne 90 moléculas em 254 apresentações. A participação do Brasil no movimento total da companhia não foi revelada, mas a capilaridade do mercado nacional é considerada uma prioridade para o laboratório.

“Temos uma presença consolidada nas grandes redes de farmácias e drogarias, mas buscamos também incrementar nossa atuação junto às independentes para aumentar a competitividade na ponta. Por essa razão, vamos intensificar os investimentos em programas de relacionamento com distribuidores regionais”, acrescenta.

O complexo produtivo de Cambé (PR), especializado na produção de orais sólidos e produtos hormonais, também é visto como uma plataforma estratégica para o crescimento da Sandoz. “Trata-se de um centro de excelência que abastece também alguns países da América do Sul, e que contribui para reforçarmos o compromisso em oferecer à população acesso a medicamentos que combinam alta eficácia e custos acessíveis”, avalia Aranha.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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