Sanofi Medley faz recolhimento de losartana
A Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário de todos os lotes de losartana potássica da marca Medley, utilizado para o tratamento de hipertensão. A companhia informa que o recall é voluntário como uma medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.
Uma impureza mutagênica é uma substância química que pode causar uma mudança no DNA de uma célula. Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico dessa impureza causar câncer em humanos é atualmente desconhecido.
Após ajustes no Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), todos os produtos voltarão ao mercado e sua demanda será regularizada. A empresa ressalta que não há risco imediato em relação ao uso das medicações contendo losartana e os pacientes não devem interromper seu uso.
O risco para a saúde ao descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar um médico ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos.
Em caso de dúvidas sobre o tratamento, o médico deverá ser consultado.
O recall não representa custo para os pacientes. Quem tiver qualquer lote desses produtos, basta ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014. Em caso de dúvidas sobre o tratamento, o médico deverá ser consultado.
Os produtos recolhidos são:
Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg
Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg
Losartana potássica 50 mg
Losartana potássica 100 mg
Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg
Valtrian® 50mg e 100mg (losartana potássica)
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!