O maior canal de informação do setor

Saúde de Ribeirão Preto distribuirá autoteste gratuito para HIV

486

Por meio do Programa de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto iniciará nesta quinta-feira, 28, a distribuição de autotestes gratuitos para HIV no Centro de Referência em Especialidades Central (CRE).


Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O exame é realizado com a coleta de uma gota de sangue e o resultado é obtido em apenas 20 minutos. No autoteste, é detectado anticorpos anti-HIV presentes no sangue, que, geralmente, são detectados 30 dias após a infecção pelo vírus da doença. Por isso, algumas pessoas podem estar contaminadas e ter um autoteste reagente/negativo.

Segundo a secretaria, os testes são confiáveis, mas não têm caráter diagnóstico. Portanto,
se for positivo, é fundamental procurar um serviço de saúde para confirmação com exames complementares.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, Lis Neves, é necessário intensificar ações de prevenção e combate ao HIV, principalmente, entre as populações mais vulneráveis.  “Diferentemente do convencional, esse exame pode ser realizado sozinho ou acompanhado de alguém de confiança”, explica Lis.

A iniciativa faz parte das ações de prevenção ao HIV no Carnaval e é mais uma estratégia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está divulgando para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce.

Os interessados devem comparecer nesta quinta-feira, das 13h às 16h, no Centro de Referência em Especialidades para retirada do autoteste.

Prevenção

O uso do preservativo continua sendo a principal forma de prevenção ao HIV e outras ISTs, mas também é importante lembrar que outras estratégias estão disponíveis, chamadas de Prevenção Combinada, incluindo a testagem regular, a PEP (Profilaxia Pós Exposição), a PrEP (Profilaxia Pré Exposição), redução de danos, uso de gel, entre outras.

Locais para realizar os exames complementares que confirmem o resultado do autoteste: 

– CRE Central
Rua Prudente de Morais, 35 – Centro
3632-2664

– CTA Castelo
Rua Dom Luis do Amaral Mousinho, 3.300 – Castelo Branco
3627-8488

– CTA Simioni
Rua Antonio Augusto de Carvalho, 672 – Simioni
3974-8822

– CTA José Roberto Campi
Rua: Abílio Sampaio, 637 – Vila Virgínia
3914-1511

– CTA Sumarezinho
Rua Terezina, 690 – Sumarezinho
3315-0026 3315-0019

Fonte: Revide Vip

Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação