fbpx
O maior canal de informação do setor

Sem combustível, motoristas compram álcool em farmácias

1.057

A greve dos caminhoneiros e a crise de combustível que assola o País fez com que os motoristas recorressem ao álcool de farmácia para abastecer tanques de motocicletas e carros flex. De acordo com o Portal Brasil, os relatos são de que os estoques de álcool com teor de 93º GL esgotou em diversas drogarias do Brasil. “Vendemos diariamente entre duas e três unidades. Nos últimos três dias, comercializamos 84 garrafas”, disse o gerente de uma farmácia, que ainda revelou que o cliente que levou a última garrafa disse que perguntou para um frentista de posto se poderia utilizar o produto para abastecer sua motocicleta e foi informado que não havia problema.Sem combustíveis em nenhum posto na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, um morador local resolveu abastecer seu veículo com álcool etílico. De acordo com o Caetité Notícias, os motoristas que não abasteceram antes do término dos estoques, vêm fazendo malabarismo para não terem seus carros parados devido a greve dos caminhoneiros. O uso de álcool de supermercado e farmácia é uma alternativa para abastecer veículos flex, que fazem o uso de gasolina e álcool.

Um especialista informou quem em caso de extrema necessidade é possível usar sim, mas o motorista deve observar o grau GL, informação contida na embalagem do álcool. O produto que apresenta uma graduação de 54%GL (o de limpeza, encontrado, mas facilmente no supermercado) não consegue ser vaporizado e dificilmente faz o motor funcionar.  O álcool chamado “puro”, com teor GL de 96,8. Este pode ser usado nos carros flex ou a etanol, sem problema, pois é até mais puro do que o hidratado das bombas. E bebidas alcoólicas? Como a graduação alcoólica delas raramente excede os 50°GL, o uso delas não é viável, assim como o do álcool gel. Em todas as embalagens de álcool deve constar o percentual GL.

Entretanto, o uso do álcool só pode ser usado como paliativo. O produto de graduação mais baixa, como o 54º GL vendido em supermercados e utilizado para limpeza doméstica, tem concentração de água mais alta e dificilmente fará o motor funcionar.

Fonte: Aconteceu Ipu

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação