Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Senado debate impactos da pandemia na indústria farmacêutica

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O aumento no custo de insumos, que encareceu o preço dos remédios, e a procura acelerada por medicamentos com a pandemia de covid-19, obrigou a indústria farmacêutica brasileira a se adaptar para ampliar rapidamente a produção. O assunto foi debatido em reunião da Comissão Técnica da Covid, no Senado, nesta sexta-feira (28). As informações são da Agência Brasil.

De acordo com Walker Lahmann, diretor de Relações Institucionais do laboratório Eurofarma, a empresa teve que multiplicar a produção de medicamentos para atender a demanda das UTIs nesse período da covid 19. Ele disse que em 2019 eram produzidos 300 mil frascos por ano do medicamento para intubação e somente até maio deste ano já foram produzidos 3 milhões de frascos do remédio.

Ele acrescentou que os insumos para a fabricação de medicamentos utilizados nas UTIs vêm da China e da Índia, e o frete por navio aumentou dez vezes nesse período o que eleva também o preço das medicações.

O presidente do Sindusfarma, que representa a indústria farmacêutica, Nelson Mussolini, afirmou que o preço dos insumos e a dificuldade de consegui-los impedir que as indústrias de remédios consigam estocar os produtos.

Também foi discutido na audiência o uso da oxigenação fora do corpo, através do ECMO, que filtra o sangue em aparelhos fora do organismo, e a possível inclusão desse tratamento pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. Os especialistas ressaltaram que apenas 1% dos pacientes com covid entubados precisam passar por esse procedimento.

Coordenadora-Geral de Gestão de Tecnologias da Saúde, Priscila Louly, ressaltou que é preciso avaliar se o SUS conseguiria disponibilizar esse tratamento, que seria destinado a poucos pacientes ao custo de R$ 28 mil por dia, por paciente.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/27/freebrands-mira-no-online-para-crescer-no-canal-farma/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress