Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Sete tecnologias que ditam o futuro das farmácias

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Muito se fala sobre as novas tendências tecnológicas que permearão o futuro do varejo farmacêutico. Mas antes de projeções futurísticas, é preciso olhar atentamente para o que já existe no mercado. “Existem muitas tecnologias revolucionárias e disruptivas à disposição, mas a grande maioria das empresas não as implanta ou aproveita completamente”, observa Fernando Ferreira, especialista em gestão comercial de empresas do canal farma, com 17 anos de atuação no segmento.

O consultor elenca sete tecnologias que já estão ditando o futuro das farmácias. Confira:

1 – Dispositivos de monitoramento

Com foco na melhoria da experiência de compra do cliente, os dispositivos para monitorar os hábitos de compra, assim como os programas de fidelidade ajudam a criar a imagem digital do consumidor e passar a oferecer ofertas personalizadas. “Trata-se de um modo de agregar valor à compra. As lojas da Drogasil estão bem adiantadas nesse processo”, ressalta.

2 – Aplicativos de saúde

O uso de aplicativos que armazenam dados de saúde do paciente permite formar uma linha do tempo sobre a condição clínica do usuário. As farmácias têm as condições mais favoráveis de capturar esses dados e dividi-los com o médico, o que contribui para a adesão ao tratamento e redução da sinistralidade.

3 – Telemedicina

A consulta médica a distância dentro da farmácia está emperrada no Brasil por falta de regulamentação. “Não estamos aquém dos outros países quando se trata de tecnologia e sim por questões burocráticas e de mentalidade”, acredita.

4 – Marketplace de medicamento

O consumidor compra um produto no marketplace de uma grande rede, mas a venda é realizada por uma farmácia independente próxima ao endereço do comprador. “De uma eventual concorrente, a empresa pequena passa a atuar como uma espécie de um minicentro de distribuição para as grandes”, explica Ferreira. Em abril, inclusive, a Consulta Remédios passará a disponibilizar gratuitamente sua plataforma para 62 mil farmácias independentes.

5 – Entrega por apps de entrega de comida

No Brasil, o comércio online de medicamentos é muito baixo não por uma barreira cultural do cliente. “Muitas vezes, as empresas não encontram quem entrega. O que revolucionará e sustentará esse mercado será a malha logística dos aplicativos de delivery de comida”, projeta.

6 – Assinatura digital

A Panvel já trabalha com uma central de assinaturas, pela qual o cliente tem o conforto de comprar uma única vez seus produtos recorrentes e receber por vários meses, com a garantia do menor preço. A comodidade também será implantada, em breve, pela Drogasil e pela Drogaria São Paulo.

7- Compra via WhatsApp

Ferreira acredita que o consumidor poderá confirmar o pedido e fazer assinatura pelo aplicativo de mensagens com mais agilidade do que se tivesse de baixar plataformas próprias das farmácias. “Ele teria acesso a uma base de 15 mil produtos e, no caso de alguma dúvida mais complexa, seria direcionado para um farmacêutico.”

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/03/12/abradilan-conexao-farma-e-suspensa-por-conta-do-coronavirus/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress