Muito se fala sobre as novas tendências tecnológicas que permearão o futuro do varejo farmacêutico. Mas antes de projeções futurísticas, é preciso olhar atentamente para o que já existe no mercado. “Existem muitas tecnologias revolucionárias e disruptivas à disposição, mas a grande maioria das empresas não as implanta ou aproveita completamente”, observa Fernando Ferreira, especialista em gestão comercial de empresas do canal farma, com 17 anos de atuação no segmento.
O consultor elenca sete tecnologias que já estão ditando o futuro das farmácias. Confira:
1 – Dispositivos de monitoramento
Com foco na melhoria da experiência de compra do cliente, os dispositivos para monitorar os hábitos de compra, assim como os programas de fidelidade ajudam a criar a imagem digital do consumidor e passar a oferecer ofertas personalizadas. “Trata-se de um modo de agregar valor à compra. As lojas da Drogasil estão bem adiantadas nesse processo”, ressalta.
2 – Aplicativos de saúde
O uso de aplicativos que armazenam dados de saúde do paciente permite formar uma linha do tempo sobre a condição clínica do usuário. As farmácias têm as condições mais favoráveis de capturar esses dados e dividi-los com o médico, o que contribui para a adesão ao tratamento e redução da sinistralidade.
3 – Telemedicina
A consulta médica a distância dentro da farmácia está emperrada no Brasil por falta de regulamentação. “Não estamos aquém dos outros países quando se trata de tecnologia e sim por questões burocráticas e de mentalidade”, acredita.
4 – Marketplace de medicamento
O consumidor compra um produto no marketplace de uma grande rede, mas a venda é realizada por uma farmácia independente próxima ao endereço do comprador. “De uma eventual concorrente, a empresa pequena passa a atuar como uma espécie de um minicentro de distribuição para as grandes”, explica Ferreira. Em abril, inclusive, a Consulta Remédios passará a disponibilizar gratuitamente sua plataforma para 62 mil farmácias independentes.
5 – Entrega por apps de entrega de comida
No Brasil, o comércio online de medicamentos é muito baixo não por uma barreira cultural do cliente. “Muitas vezes, as empresas não encontram quem entrega. O que revolucionará e sustentará esse mercado será a malha logística dos aplicativos de delivery de comida”, projeta.
6 – Assinatura digital
A Panvel já trabalha com uma central de assinaturas, pela qual o cliente tem o conforto de comprar uma única vez seus produtos recorrentes e receber por vários meses, com a garantia do menor preço. A comodidade também será implantada, em breve, pela Drogasil e pela Drogaria São Paulo.
7- Compra via WhatsApp
Ferreira acredita que o consumidor poderá confirmar o pedido e fazer assinatura pelo aplicativo de mensagens com mais agilidade do que se tivesse de baixar plataformas próprias das farmácias. “Ele teria acesso a uma base de 15 mil produtos e, no caso de alguma dúvida mais complexa, seria direcionado para um farmacêutico.”
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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