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Setor de cosméticos aposta em orgânicos para crescer

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A Dinamaco conta com um laboratório para testar aplicações nos produtos de clientes brasileiros FOTO: DIVULGAÇÃO

Com setor crescendo abaixo do esperado nos primeiros meses do ano, empresas da cadeia de cosméticos apostam na sustentabilidade como diferencial para ganhar merca- do. Produtos orgânicos são vistos como nova tendência.

“O mercado de beleza vinha crescendo acima de 10% e esse ano deve ficar abaixo. A principal tendência são os produtos verdes, especial- mente no que se refere à matéria-prima”, conta o diretor de portfólio da Nürnberg- Messe Brasil, organizadora da Exposição Internacional de Tecnologia para a Industria Cosmética (FCE Cosmeti- que), Diego de Carvalho.

A Dinaco, empresa de representação comercial, importação e distribuição de especialidades químicas, destaca a demanda de produtos com apelo sustentável. “Temos um grande portfólio de produtos orgânicos, naturais e veganos para atender essa necessidade do merca- do”, afirma a diretora de marketing estratégico da companhia, Marina Fernandes. Ela afirma que, embora o mercado viva um momento difícil, com inovação é possível aquecer a indústria. “A Di- naco foi primeira distribuidora a ter um laboratório de desenvolvimento e inovação no Brasil. Temos uma equipe que testa aplicações para produtos e ajudamos clientes que não tem essa estrutura.”

A gerente de relacionamento da Garden Química, Thaís Rosa, avalia que o mercado não vive o melhor momento. “Mas o resultado da empresa está́ dentro do esperado. Estamos tentando diversificar para atuar em novas faixas de mercado”, conta. A empresa, que atua na importação, fabricação e distribuição de cosméticos, fechou recentemente um contrato de distribuição exclusiva com a Amazon Oil, especializada em produtos naturais originados da Floresta Amazônica. “As inovações e a mudança de mentalidade de buscar produtos orgânicos no lugar de sintéticos tem gerado um aumento de investimentos.” A gerente de marketing da Scentec Essências e Fragrâncias, Jennifer Csasznik, declara que a empresa tem uma expectativa positiva para 2019. “Começamos a atender o Nordeste e agora estamos presentes em todas as regiões.

É um mercado de grande potencial.” Ela conta que a empresa já́ registrou crescimento no primeiro trimestre. “O mercado melhorou em relação ao ano passado, sentimos as empresas mais positivas. É difícil prever como será o resto do ano, mas estamos otimistas”. Jennifer, no entanto, admite que a atual instabilidade cambial atrapalha as atividades do setor.

“O dólar é complicado, pois a matéria-prima é importada, mas o mercado tem que absorver. Esse mês de maio foi bastante crítico nesse sentido.” Embalagens

Gerente executivo da unidade de flexíveis da Antilhas, Rodrigo Massini, avalia que o mercado de cosméticos continua em ascensão. “Chega a cair o ticket médio, mas em volume continua crescendo”, diz, acrescentando que o preço médio teve queda no último Dia das Mães.

O executivo assinala que a companhia, que tem três unidades produtivas em Santana de Parnaíba (SP), teve cresci- mento de 15% no primeiro trimestre. “O mercado está́ abaixo do esperado. Era esperada uma recuperação maior. Nosso desempenho ocorreu por que conseguimos aumentar nosso market share.”

Massini afirma que a projeção de crescimento do grupo é de 20% na unidade de flexíveis e de 22% na unidade de cartucheira e explica que uma das apostas da Antilhas são embalagens de material único. “A composição cem por cento de polietileno facilita a reciclagem, o que é atrativo para muitas empresas que tem metas de redução de plástico.”

O gerente de vendas da divisão de cartucharia da Antilhas, João Elcio Luongo, destaca que a companhia fechou um contrato com a Colgate no final do ano passado. “É um projeto de fornecimento para substituir a embalagem de laminado, que tem um custo bastante elevado. Conseguimos apresentar uma solução mais econômica e totalmente reciclável.”

O executivo revela que a parceria já conta com dois pro- dutos em linha e outros projetos em desenvolvimento.

Fonte: DCI

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