Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Só 32 farmácias na cidade amplicam vacina da gripe

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Só 32 farmácias na cidade amplicam vacina da gripeA promessa foi feita ainda em 18 de março, às vésperas do início da campanha vacinação contra gripe em idosos.

Mas, até agora não havia sido colocada em prática a aplicação gratuita em farmácias privadas. “Até mil farmácias da capital, por meio de acordo com a Abrafarma, farão vacinação a partir de 13 de abril”, disse Doria, na época, acrescentando que a parceria poderia ser estendida aos demais municípios do Estado.

Essa semana, entretanto, a Prefeitura anunciou que a campanha teria início, na verdade, no dia 14 de abril. Porém, para se ter uma ideia, em toda a cidade, por enquanto há somente 32 farmácias oferecendo o serviço. Não há notícias sobre a oferta em cidades do interior.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/16/prefeitura-de-sp-recomenda-que-farmacias-abram-antes-das-6h-ou-apos-as-11h/

Para se ter uma ideia, na cidade existem cerca de 5 mil farmácias e drogarias.

Segundo a Prefeitura, o objetivo de oferecer a vacina em farmácias, nessa segunda fase da campanha, é por conta de as farmácias serem um dos poucos lugares onde as pessoas ainda podem ir, por conta da quarentena que fechou estabelecimentos em toda a cidade.

Relação completa das drogarias que oferecem a vacina Relação completa das unidades básicas de saúde que oferecem a vacina Segunda fase

A nova etapa da campanha de vacinação contra gripe começou na quinta, 16 de abril, destinada a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e povos indígenas.

A vacinação em farmácias começou na terça, 14, já no final da primeira fase, destinada a dosos (60 e + anos) e trabalhador da saúde. Forças de segurança e salvamento foram incluídas em 30 de março.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a parceria com as drogarias segue até o dia 22 de maio, das 9h às 17h. As 32 farmácias e drogarias privadas habilitadas serão utilizadas como postos fixos (extramuros) durante a campanha nacional de vacinação contra a Influenza estão em diferentes regiões da cidade.

Para se ter uma ideia, em toda região de Vila Mariana, Moema, Jabaquara, Saúde, Ipiranga e Cursino só há duas drogarias com a oferta gratuita de vacinas contra gripe: Drogasil da Rua Tomás Carvalhal, 499 (Paraíso); e Farma Ponte da R. Santa Cruz, 2305 (Vila Gumercindo).

A vacina

A vacina contra Influenza não protege do coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada. A vacinação também acontece em todas as unidades de saúde do município de São Paulo.

A terceira etapa da campanha de vacinação acontece a partir de 09 de maio, quando serão incluídos professores de escolas públicas e privadas, crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoa com deficiência.

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Fonte: São Paulo Zona Sul

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress