fbpx
O maior canal de informação do setor

Tabela que coloca em dúvida segurança de vacinas é retirada de nota da Saúde

263

O Ministério da Saúde retirou nesta quarta-feira (26/1) a tabela que colocava em dúvida a segurança e a efetividade das vacinas contra covid-19 da nota técnica publicada na última semana. A nota justifica a portaria que defendeu a manutenção do chamado kit covid, que contém medicamentos reconhecidamente sem eficácia contra o novo coronavírus, no tratamento de pacientes infectados.

A parte do documento que suscitava dúvidas a respeito dos imunizantes contra a doença é uma tabela que comparava informações de diferentes tecnologias utilizadas na prevenção e no tratamento do vírus.

A tabela em questão indica que estudos demonstraram haver efetividade e segurança no uso de hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19, hipótese já amplamente discutida e descartada pela comunidade científica.

A informação dada era de que os imunizantes não possuem a efetividade e nem a segurança demonstradas em estudos, o que não é verdade. Todos as vacinas aplicadas no Brasil foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e passaram por estudos prévios.

Tabela de nota técnica do Ministério da Saúde

Kit covid

A tabela foi retirada do documento. No entanto, a decisão de rejeitar a orientação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) de não utilizar medicamentos do chamado kit covid para tratamento em pacientes do SUS infectados com a covid-19 permanece.

Na prática, a decisão mantém o país sem uma recomendação oficial de como atender aos pacientes infectados, após quase dois anos de pandemia.

Fonte: Correio Braziliense

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmaceuticas-devem-faturar-r-460-bi/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação