Tapajós projeta R$ 1 bilhão em trade marketing com a indústria
Líder do varejo farmacêutico na Região Norte, o Grupo Tapajós apresentou um cheque de R$ 1 bilhão durante sua primeira rodada de negócios em São Paulo (SP), no último dia 16 (quarta-feira). Não haveria cena melhor para simbolizar a ambiciosa meta da varejista, que projeta movimentar esse valor recorde em ações de trade marketing com a indústria farmacêutica.
O grupo desembarcou em peso na capital paulista, incluindo o CEO Wili Garcêz, os diretores Fernando Ferreira (comercial, marketing e consumer experience) e Walter Garcia (controladoria e planejamento), além do time de trade marketing capitaneado por Rafael Medeiros. O saldo da viagem, que se estendeu até o dia 18 (sexta-feira), foi a concretização de parcerias que somam R$ 10 milhões.
A audiência do evento, realizado no Holiday Inn Anhembi, ratificou o interesse da indústria em se conectar com a rede de farmácias que ostenta atributos como a receita anual de R$ 1,2 bilhão e a 10ª posição em faturamento por loja, segundo a Abrafarma. Foram 287 participantes, sem contar os mais de 700 que assistiram à apresentação simultânea no YouTube.
Impressões da indústria
“É muito positiva a intenção da Tapajós de ampliar a proximidade com a indústria. Vimos de perto uma companhia grandiosa, atenta à operação e também à experiência do cliente, além de investir no modelo de prestação de serviços clínicos alinhado aos nossos pilares”, enfatiza Aline Mendonça, diretora de marketing da EMS.
“O grupo mostrou estar 100% estruturado para alavancar nossas operações em uma região com claro potencial de crescimento”, destaca Jorge Gandolfi, gerente geral da Apsen.
Calendário intenso de ações
Um trade book de 44 páginas resumiu as estratégias de trade marketing para 2022, com direito a um intenso calendário promocional que abrange ações em datas comemorativas e eventos da divisão de atacado. “Por meio da Distribuidora Tapajós, agendamos uma convenção de vendas para abril e um mega feirão para maio. No segundo semestre, teremos ainda iniciativas voltadas ao entretenimento, como pescaria e campeonato de futebol em Manaus (AM)”, comenta Fernando Ferreira.
Nas gôndolas das 125 farmácias, os lançamentos de produtos terão uma ilha de exposição exclusiva, com pontos extras dedicados e sinalizações de etiquetas próprias. As campanhas de divulgação serão impulsionadas por meio de redes sociais, influenciadores digitais e parceiros como a Dotz e as plataformas Consulta Remédios e Ligo.
A Santo Remédio, principal bandeira de varejo da companhia, promete ser um grande laboratório para essas ativações. A rede, inclusive, disponibilizará 40 dermoconsultores, consultores fit e orientação nutricional em lojas selecionadas. A área de saúde ganha atenção especial com um pacote personalizado, pelo qual a indústria poderá se aliar às farmácias em blitz alusivas a doenças e patologias e na promoção de conteúdos educativos.
Novos projetos e incremento da propaganda de Rx
O plano de trade marketing contempla ainda projetos inéditos como a Universidade do Conhecimento, que prevê o suporte de fornecedores a capacitações virtuais das equipes dos PDVs. “A ideia é estimular uma rede multiplicadora de aprendizagem, com a opção de segmentação por cargos e responsabilidades”, acrescenta Ferreira.
A expansão da categoria Rx (medicamentos de prescrição) e da área de relacionamento médico é outra plataforma de 2022. “Vamos ampliar a interação com sociedades médicas e formadores de opinião, criar um programa de benefícios para médicos e representantes e reservar um coworking para profissionais de saúde na principal avenida de Manaus”, observa Ferreira.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!