Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Tarifa residencial aumenta o dobro da inflação, aponta Abraceel

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Um estudo realizado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia mostra que, nos últimos sete anos, o reajuste das tarifas no mercado regulado ficaram acima da inflação no período. Na classe residencial, o aumento médio anual foi de 16,3% entre 2015 e 2021, enquanto o IPCA teve uma variação de 6,7% ao ano.

Na análise da entidade, os gastos com energia elétrica representaram 10,65% da variação do IPCA. Já no mercado livre os preços oscilaram 25% abaixo da inflação desse mesmo período, compara a Abraceel. ‘Em 2021 o IPCA teve uma variação de 10,06%, enquanto a energia elétrica aumentou 21,21% com impacto de 0,98 ponto porcentual no IPCA do ano passado’, ressaltou a associação.

Para o vice presidente de Energia da associação, Alexandre Lopes, esse levantamento mostra como a abertura do mercado livre a todos os consumidores poderia impactar de forma positiva a economia. A expectativa para os próximos anos não é diferente, pois ainda deverão ser repassados os custos de 2021. ‘Isso indica que, provavelmente teremos outro aumento acima da inflação em 2022’, avaliou.

Fonte: Canal Energia

 

Veja Também:https://panoramafarmaceutico.com.br/com-iccor-torrent-amplia-portfolio/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress