Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vacina contra a gripe em Passo Fundo agora só na rede particular

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Não há mais vacina contra a gripe disponível na rede pública de saúde de Passo Fundo. Desde o início da campanha nacional de vacinação, em abril desse ano, mais de 72.800 pessoas receberam a imunização na cidade. Primeiro as doses ficaram à disposição dos grupos prioritários elegíveis pelo Ministério da Saúde, entre eles idosos, crianças, grávidas, indígenas e pessoas com doenças crônicas.

Passo Fundo atingiu um pouco mais de 89% da meta para a cobertura vacinal. Mas mesmo com todas as orientações, foram confirmados dois óbitos por gripe H1N1 na cidade. Ambos não eram vacinados e pertenciam aos grupos prioritários dos idosos e o das comorbidades. O mais recente foi o de uma senhora de 77 anos, que estava internada no Hospital São Vicente de Paulo. Segundo informações, ela tinha obesidade, era diabética e pneumopata. O falecimento foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde de segunda-feira (24).

A primeira vítima foi um senhor de 69 anos, que possuía problemas cardiovasculares. Além da vacinação, a recomendação da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde é de que nos primeiros sintomas de gripe, o paciente já procure o atendimento médico.

Quem ainda não se vacinou tem a opção das clínicas particulares, mas deve ficar atento porque algumas já estão com poucas doses. A vacina custa entre R$ 100 a R$ 120. A rede privada distribui a versão tetravalente, que possui um quarto tipo de vírus na composição, o que eleva o nível de proteção.

Fonte: Rádio Uirapuru

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress