fbpx
O maior canal de informação do setor

Vacinação para quem tem comorbidades

120

Pernambucanos com menos de 60 anos, com comorbidades que podem gerar complicações da Covid-19, devem começar a ser vacinados em maio. Em entrevista coletiva ontem, o secretário de Saúde do estado, André Longo, informou que a imunização desse novo grupo também seguirá critérios de idade, devendo a primeira etapa beneficiar pessoas de 55 a 59 anos, a segunda a faixa dos 50 aos 54 anos e assim por diante.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

O cronograma deverá ser divulgado na próxima semana, mas o secretário antecipou que pessoas com síndrome de Down, doentes renais em tratamento de diálise, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças respiratórias e pacientes em tratamento de câncer serão beneficiados. Segundo o gestor, os professores de todas as idades e sem comorbidades deverão ser imunizados na etapa seguinte a dos portadores de doenças.

Longo admitiu que o governo está preocupado com o ritmo de chegada das próximas remessas de vacinas a Pernambuco. Uma nova carga está prevista para desembarcar hoje, com 28,4 mil doses da CoronaVac, apenas 23,6% do volume que estava previsto anteriormente, que era de 120 mil vacinas. Na mesma remessa deverão chegar 113.750 mil doses da AstraZeneca, totalizando 142.150 novas vacinas.

O secretário informou que a escassez de vacinas da CoronaVac preocupa porque esses imunizantes estão destinados à aplicação da segunda dose nos idosos, essencial para consolidar a proteção. Ele também disse que o estado pedirá esclarecimentos sobre o assunto ao Ministério da Saúde.

‘Até a semana passada era prevista a entrega de 4,5 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações e tínhamos a expectativa de receber 120 mil de CoronaVac. O Ministério da Saúde e o Instituto Butantan (que produz a vacina) devem se pronunciar. O Instituto alegou falta de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que atrasou a produção. Já há relatos de outros estados, como a Paraíba, onde está faltando segunda dose’, afirmou.

O secretário acrescentou que a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que a vacinação dos grupos prioritários só terminará em setembro, também causou preocupação. pois havia expectativa de atender esse contingente mais rápido. Segundo Longo, a demora dificulta o planejamento da campanha. ‘Não podemos mais cravar, por exemplo, que a vacinação de pessoas com comorbidades começará logo na primeira semana de maio.’

Longo ressaltou que aguarda, até o fim do mês, a liberação da Anvisa à importação da vacina russa Sputnik V, da qual o Consórcio Nordeste comprou 35 milhões de doses, incluindo quatro milhões para Pernambuco. ‘É preciso mais previsibilidade sobre a vacinação, senão compromete o serviço na ponta. Ontem (quarta-feira) foi necessário que o Supremo Tribunal Federal ordenasse que o Ministério publique o cronograma de entrega de vacinas em até cinco dias’ lembrou.

PAUDALHO

A Prefeitura de Paudalho, na Região Metropolitana do Recife, abrirá já hoje o pré-cadastro de pessoas com comorbidades, na faixa etária dos 55 aos 59 anos, para a vacinação, através de seu site. A dose só será realizada aplicada com a apresentação obrigatória do laudo, atestado, declaração médica ou receituário atualizado que comprove a doença pré-existente.

Fonte: Diário de Pernambuco

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/03/16/farmacias-sao-joao-alcancam-a-marca-de-800-lojas/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação