Varejo Farma – A primeira projeção pós-Covid-19 realizada pela IQVIA revela que o varejo farmacêutico deve crescer 7,3% em valores em 2020, considerando um cenário de baixo impacto, 4,1% no médio e apenas 1,9% no alto impacto.. A afirmação é de Rodrigo Kurata, diretor das áreas farmacêutica e de consumer health para o Brasil da consultoria, durante apresentação no II Workshop Retail Farma Brasil, ocorrido nesta terça-feira, dia 28, e acompanhado com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico.
Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/
“Havia uma projeção de crescimento de 10,4% em 2020, em relação a 2019. Com a pandemia, os pilares de crescimento tradicionais do canal serão altamente afetados. E é preciso analisar como cada categoria vai atuar mês a mês, para que as empresas busquem as melhores alternativas e viabilizem as vendas nesse período de crise”, afirma o executivo.
Kurata elenca os principais impactos da Covid-19 na demanda do varejo farma:
Atrasos em lançamentos
- Empresas adiam lançamentos de novas moléculas, extensões de linha, novos packs e formulações
- Impacto negativo no curso prazo, mas espera-se uma recuperação no futuro, com a aceleração dos lançamentos no período pós-crise
Controle de preços
- Iniciativa do governo para adiar o aumento de preços de medicamentos
- Esse impacto é temporário e dura somente enquanto a medida estiver em vigor (sem recuperação pós-evento)
Queda nos níveis de renda
- Renda de paciente ou consumidor cai em decorrência da deterioração do cenário econômico
- Nesse caso, espera-se uma redução do crescimento de mercado e mudança nos padrões de consumo, com genéricos e outros produtos mais acessíveis sendo favorecidos
Estocagem de produtos
- Evento único, com consumidores efetuando compras além do necessário
- Impacto limitado a 2020, que pode ser parcialmente compensado por menos compras no futuro
Efeitos da quarentena
- Queda em novos inícios de tratamento devido ao menor número de consultas médicas, parcialmente compensado pela implementação da telemedicina
- Queda na adesão ao tratamento entre pacientes crônicos e no segmento de consumer health parcialmente compensado pelo avanço do e-commerce
A IQVIA traçou três diferentes cenários para o mercado farmacêutico considerando os impactos no Brasil.
“Mesmo analisando o pior cenário possível, há ainda uma estimativa de pequeno crescimento em 2020, considerando a resiliência do canal e a essencialidade dos serviços farmacêuticos frente a esse cenário”, finaliza Kurata.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!