fbpx
O maior canal de informação do setor

Vários estudos demonstram que ‘lockdown’ é eficaz para controle de Covid-19 nas cidades

196

Carnaubais praticamente será uma cidade fantasma entre hoje (7) até 17 de maio.

A matemática e a ciência endossaram a afirmação de muitos especialistas: o lockdown, criticado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é eficaz no controle da pandemia de Covid-19.

Veja também: Rússia aprova uma nova versão da vacina Sputnik V

Pesquisadores de várias instituições, como por exemplo, da USP e da UNESP, desenvolveram estudos comparativo que mostram a redução de casos, óbitos e internações de cidades que fizeram lockdown.

Siga nosso Instagram

Em Carnaubais, a partir de hoje (sexta-feira) só farmácias, supermercados, lotérica e claro, unidades de saúde tem permissão para funcionar. As barreiras sanitárias, implantadas nos acessos da cidade será uma operação constante, segundo determinações decretadas como medidas restritivas.

– ‘Será feito o que for necessário para a preservação da vida dos cidadãos. Pedimos a compreensão e colaboração de todos durante esses 10 dias’, disse Marlízia Veras, Secretária Municipal de Saúde.

São considerados essenciais no município

– serviços públicos essenciais (como saúde e segurança)

– serviços relacionados à saúde, incluídos os serviços médicos, hospitalares, entre outros;

– farmácias, drogarias e similares, bem como lojas de artigos médicos e ortopédicos;

– supermercados, mercados, padarias e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar, vedada a consumação no local;

– serviços funerários;

– Petshops e clínicas veterinárias;

– serviços de imprensa e veiculação de informação jornalística;

– atividades de representação judicial e extrajudicial, bem como assessoria e consultoria jurídicas e contábeis;

– oficinas, serviços de locação e lojas de autopeças referentes a veículos automotores e – – máquinas, apenas para atendimento de veículos em serviço no cumprimento das medidas contidas neste Decreto;

– postos de combustíveis e distribuição de gás;

– serviços de telecomunicações e de internet, tecnologia da informação e de processamento de dados;

– serviços de manutenção em refrigeração e demais equipamentos;

– serviço de apoio para realização de transmissão online de atividades religiosas;

– serviços de cuidadores de idosos;

atividade agropecuária;

– Instituições bancárias, inclusive salas de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes bancários e similares.

Cumprimento das medidas

A fiscalização vai funcionar primeiramente de forma educativa, porém poderão ser aplicadas multa diária de R$ 500,00 para empresas e de R$ 200,00 para pessoas que descumprirem as normas, e o valor deverá ser duplicado a cada reincidência. Estabelecimentos também podem sofrer embargos ou interdição.

O que significa ‘lockdown’

Na prática, ‘lockdown’ é uma palavra em inglês para se referir ao sistema de quarentena mais rígido. É a paralisação total, especialmente dos fluxos de deslocamento da população para frear o avanço da pandemia. Após o lockdown, se Deus quiser, o índice de casos sofrerá uma redução significativa.

Fonte: Toni Martins

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação