Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Veja os critérios para doar sangue quando há risco de infecção pelo coronavírus

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

O Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgaram nesta terça-feira (25) uma atualização dos critérios técnicos para a triagem clínica de candidatos à doação de sangue com risco de infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da Covid-19.

De acordo com o documento, candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, serão considerados inaptos para a doação de sangue pelo período de dez dias depois da completa recuperação da doença.

Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Neste caso, o período de inaptidão é de dez dias depois da data da coleta do exame.

Quem teve contato próximo com algum infectado durante o período de transmissibilidade da doença nos últimos dez dias ou com indivíduos que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial positivo para Covid-19 fica inapto para doar sangue pelo período de sete dias após o último contato com essas pessoas.

Outra restrição refere-se a candidatos à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção pelo Sars-CoV-2.

De acordo com a resolução, esses indivíduos deverão ser considerados inaptos pelo período que durar o isolamento, conforme definição do Ministério da Saúde.

Nesta atualização dos critérios, foi retirado o de inaptidão para a doação de pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos de Covid-19.

Confira orientações do Ministério da Saúde diante do diagnóstico de Covid-19:

1 de 11

Confira orientações do Ministério da Saúde diante do diagnóstico de Covid-19

2 de 11

O Ministério da Saúde recomenda que diante de sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta ou coriza, com ou sem falta de ar, as pessoas devem buscar atendimento médico. Confira outras orientações

3 de 11

Use máscara o tempo todo

4 de 11

Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo

5 de 11

Depois de usar o banheiro, limpe o vaso, mantendo a tampa fechada, higienize a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária. Sempre lave as mãos com água e sabão

6 de 11

Separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para uso exclusivo

7 de 11

O lixo produzido precisa ser separado e descartado

8 de 11

Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70%

9 de 11

Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária

10 de 11

Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo

11 de 11

Mantenha a distância mínima de 1,5 m entre a pessoa infectada e os demais moradores

Fonte: CNN Brasil


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/equilibrio-vita-reforca-lancamentos/

 

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress