Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Venda de genéricos avança mais de 9% em 12 meses

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

genéricos

A venda de genéricos evoluiu 9,09% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do IQVIA. De novembro de 2021 a outubro de 2022 foram comercializadas 1,8 bilhão de unidades de remédios dessa categoria no Brasil. Esse montante representa 35,27% do total do mercado de medicamentos em unidades.

Biossimilares avançam na carona da venda de genéricos

Na carona do aumento na venda de genéricos, os biossimilares cresceram 21,55%, chegando 1,39 milhão de unidades vendidas entre novembro de 2021 e outubro de 2022. Esses medicamentos são utilizados para tratamento de mais de 50 patologias, envolvendo entre elas doenças autoimunes, diferentes tipos de câncer, doenças inflamatórias crônicas e raras, e já representam 8,25% do mercado total de medicamentos biológicos.

“Os genéricos e biossimilares são fundamentais para garantirmos acesso a medicamentos pela população. Desde que foram criados, os genéricos já geraram uma economia de R$ 234,9 bilhões para os brasileiros”, afirma Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos.

Atual estágio dos biossimilares no Brasil

Dos 32 remédios do gênero já registrados pela Anvisa, 21 receberam aprovação entre 2018 e 2019. Além disso, outros cinco já estão na fila. A agência, inclusive, instituiu a  RDC 205 para criar uma fila de prioridade na análise desses medicamentos – especialmente os que atuam no combate a doenças raras. Mas quando o assunto é a incorporação do biossimilar, a frequência é outra.

Atualmente, o SUS disponibiliza apenas cinco biossimilares, voltados para tratamentos oncológicos e doenças reumáticas. E somente dois são produzidos inteiramente no Brasil – o ritumixabe, da Sandoz para casos de artrite reumatoide e linfoma não-Hodgkin; e a somatropina, do Laboratório Cristália, usado no combate ao hipopotuitarismo, uma espécie de deficiência do hormônio do crescimento.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress