fbpx
O maior canal de informação do setor

Vendas de medicamentos cresceram 10,6% em 2020

495

Segundo levantamento da IQVIA, as vendas de medicamentos no mercado brasileiro cresceram 10,6% em 2020, com um faturamento de R$ 75,66 bilhões nos doze meses terminados em novembro. As informações são do jornal Valor Econômico.

O estudo, divulgado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), revela que foram comercializados 4,66 bilhões de unidades no período, um crescimento de 8% no comparativo com o ano passado. Desse volume, 34,8% foram de medicamentos genéricos. Nos doze meses terminados em novembro, foram comercializadas 1,46 bilhão de unidades, alta de 11%. Em valor, o aumento na venda de genérico foi de 17,5%, alcançando a R$ 9,61 bilhões.

Remédios para o sistema nervoso central, como produtos para depressão e insônia; vitaminas e doenças crônicas foram os que mais aumentaram as vendas em 2020. Apesar do crescimento em 2020, o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, disse que a rentabilidade das empresas foi comprometida com a alta dos custos em função da pandemia. O dólar, segundo ele, saltou 32,28% até novembro.

Mais de 90% dos insumos farmacêuticos são importados, em grande parte da Índia e da China. Com a pandemia, houve falta de matéria-prima no mundo e com isso os preços dispararam, afirmou Mussolini.

A queda na rentabilidade, de acordo com o dirigente, fez com que os investimentos programados para este ano fossem adiados pelas empresas. Mussolini ressaltou que algumas companhias tiveram que cortar aportes em pesquisas e desenvolvimento e em propaganda médica, para suprir a alta dos custos.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

 

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/12/30/cobranca-do-icms-elevara-em-ate-18-preco-de-medicamento-de-alto-custo/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação