fbpx
O maior canal de informação do setor

Vendas do varejo crescem 2,3% em agosto, aponta Cielo

327

A Cielo divulgou nesta segunda-feira (16) o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O indicador apontou o crescimento das vendas do varejo no Brasil em agosto ante o mesmo período de 2018.

Segundo o índice da Cielo, as vendas no setor varejista aumentaram 2,3%, sem considerar a inflação, no mês passado. Ao incluir a inflação, a alta foi de 5,7%.

E-mail

Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/?hl=pt-br

Em termos ajustados, o crescimento foi de 1,4%. Esse indicador considera que, neste ano ante o mesmo período de 2018, houve um sábado a mais e uma quarta-feira a menos. Portanto, os resultados de 2019 foram beneficiados, visto que o sábado é um dia de vendas mais forte do que a quarta-feira.

“Esta pequena desaceleração de julho para agosto está em linha com a trajetória que observamos desde o início do ano. O ritmo de crescimento do varejo vem arrefecendo. Parece que lojistas e consumidores ainda esperam uma melhora no cenário macroeconômico”, explicou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, por meio de um comunicado.

O que motivou a alta do Índice Cielo do Varejo

Quase todos os setores considerados no ICVA apresentaram crescimento em agosto deste ano, na comparação anual. A categoria de Serviços foi a única que não contribuiu para o aumento.

Nesta categoria, a alimentação em restaurantes e bares contribuiu obteve resultados positivos. Por outro lado, o setor de turismo fez com que os Serviços não apresentassem crescimento.

O setor de Drogarias e Farmácias foi responsável por impulsionar o resultado do grupo de bens não duráveis. Neste grupo, o pior resultado foi obtido por Pet Shops e categoria veterinária, em geral.

Já nos bens duráveis e semiduráveis, o setor de Vestuário e Artigos Esportivos motivou a alta do índice. Em contrapartida, as óticas e joalherias apresentaram um resultado negativo.

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/26/mini-bancos-trarao-r-20-bi-para-credito/

Além disso, no Dia dos Pais, as vendas aumentaram 6% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Cielo, nesta data, o principal setor foi o de Supermercados, que cresceu 11,8%. O setor de presenteáveis, que inclui Varejo Alimentício Especializado, Cosméticos, Óticas e Joalherias, cresceu 2,1% na comparação anual.

Fonte: Sunoresearch

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação