O poder das vendas por WhatsApp provavelmente não é novidade para gestores do varejo farmacêutico. Mas chegou a hora de utilizar todo o potencial dessa ferramenta para dar um gás extra aos seus resultados. Segundo uma pesquisa da Indigitall, o aplicativo pode aumentar em até 40% os negócios fechados pela loja. Isso porque a plataforma possibilita uma interação direta e eficaz com o consumidor.
“Nos dias de hoje, o WhatsApp é uma ferramenta que transforma a maneira como as empresas se comunicam com seus clientes e sustenta uma taxa de abertura e de conversão muito superior em relação aos canais convencionais”, explica Victor Okuma, country manager da consultoria. O especialista destaca algumas estratégias para aproveitar ao máximo a ferramenta.
Como retirar os melhores resultados das vendas no WhatsApp?
Fácil acesso ao mix
O mix de uma farmácia é cada vez mais amplo e, além disso, nem todos os produtos vendidos podem ter publicidade atrelada. Mesmo assim, porque não usar opções que a tecnologia nos disponibiliza, como catálogos dentro do próprio WhatsApp?
É possível usar a solução para destacar itens em promoção ou mesmo para dar ainda mais tração aos produtos campeões de vendas pelo canal. Segundo a Indigitall, a taxa de cliques (CTR) pode crescer até 81% com essa prática.
Atendimento rápido e automatizado
Equilibrando as demandas da loja com os contatos vindos do aplicativo, o atendente pode ficar sobrecarregado e acabar preterindo alguma das tarefas. Por isso, vale a pena pensar na automatização de respostas. Além disso, um retorno mais rápido manterá o cliente mais engajado na jornada de consumo. Recomenda-se integrar, por meio de APIs, um chatbot com inteligência artificial ao seu WhatsApp.
Engajamento constante
O aplicativo permite que você se mantenha em contato constante com seu cliente. Então, ele se torna a ferramenta perfeita para mantê-lo engajado. Você pode enviar promoções personalizadas, lembretes de compra para medicamentos de uso contínuo e, inclusive, fazer retargeting com aqueles que abandonaram um carrinho no app ou no e-commece.
Compra em três cliques
O consumidor que busca uma farmácia pelo WhatsApp, muitas vezes, deseja comprar um produto com certa urgência. Experiências de compras ágeis, como a de três cliques, colaboram para atender a essa demanda e impedir fricções na jornada de compra. A simplificação desse processo pode gerar um aumento de 36% nas vendas.