fbpx
O maior canal de informação do setor

Você sabe onde um farmacêutico pode atuar? Conheça mais sobre a profissão

147

Conheça as possibilidades de atuação de um farmacêutico e a história de profissionais formados na Universidade de Fortaleza O curso de graduação em Farmácia da Unifor conta com corpo docente de excelência e estrutura de laboratórios de última geração.

Ares Soares

Quando se fala na atuação de um farmacêutico, quem não conhece de perto a profissão imagina logo a figura do profissional que orienta os pacientes no uso correto de medicamentos dentro das drogarias e farmácias. A atuação de um farmacêutico, no entanto, vai muito além disso.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as especialidades farmacêuticas estão divididas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

‘Os farmacêuticos estão presentes em todo o ciclo da saúde, da prevenção das doenças até o fim do tratamento. São 138 áreas de atuação conforme o Conselho Federal de Farmácia. Todas com um único objetivo: a qualidade de vida, e o bem-estar da população’, explica a professora Arlândia Nobre, coordenadora do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

A professora destaca que além de atuar na dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias, os farmacêuticos também podem trabalhar com manipulação de medicamentos; rastreamento de doenças; em laboratórios clínicos, realizando exames de análises clínicas e toxicológicas essenciais ao diagnóstico, entre outras atividades. ‘Farmacêuticos estão na linha de frente das pesquisas das vacinas e também de outros medicamentos e produtos para o suporte no atendimento aos pacientes. Ele é o único que participa de todas as etapas da cadeia dos medicamentos’, exemplifica a coordenadora.

Graduação em Farmácia

Na Universidade de Fortaleza, o curso de graduação em Farmácia forma profissionais preparados para atuar de forma ampla, alinhados ao que o mercado de trabalho exige. Com duração de cinco anos, o curso desenvolve no aluno competências e habilidades para atuar na área do cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão de serviços farmacêuticos, capaz de integrar equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção à saúde individual e coletiva.

Com nota 5 no Exame Nacional de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), o curso de Farmácia da Unifor conta com mais de 35 laboratórios de última geração onde são desenvolvidas atividades práticas, de pesquisa e estágio curricular. O corpo docente é 100% composto por mestres e doutores e parte do que o aluno aprende em sala de aula pode ser aplicado na Polifarma, empresa júnior formada exclusivamente por estudantes de Farmácia da Unifor.

Veja tudo o que o curso de Farmácia da Unifor tem a oferecer para você clicando aqui.

Para saber mais

Na série de matérias que se inicia hoje, você vai saber mais sobre os campos de atuação dos profissionais formados em Farmácia. Vamos contar também a trajetória profissional de Marília Guerra, Alexandre Tavares e Alan Rodrigues, três egressos do curso de graduação em Farmácia da Universidade de Fortaleza que atuam em diferentes áreas da profissão. Acompanhe.

Fonte: REDE BCN

 

Veja Também:https://panoramafarmaceutico.com.br/equilibrio-vita-reforca-lancamentos/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação