Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Walgreens cria mini farmácias com atendimento personalizado

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Walgreens Boots Alliance está testando um novo formato de loja, baseado em mini farmácias, para se diversificar frente à grande concorrência do varejo farmacêutico norte-americano. O faturamento de 2019 foi de US$ 136,9 bilhões, aumento de 4,1%, mas o lucro por ação ajustado caiu 0,5%.

Como parte de um projeto-piloto, a rede transformou cerca de 30 lojas em um “polo de saúde de bairro”, termo usado para descrever locais com serviços de saúde e farmácias. Em algumas unidades, parte dos espaços foi locada para empresas de serviços de saúde como laboratórios de análises clínicas, óticas e clínicas de emagrecimento.

A Walgreens também possui 14 endereços com atendimento primário por meio de acordos com empresas terceirizadas. Além disso, mais de 230 lojas contam com clínicas administradas e equipadas com uma enfermeira proveniente de algum sistema de saúde.

“Queremos nos afastar de uma abordagem única para todos os clientes e adequar o atendimento das lojas para que seja mais próximo da comunidade onde está inserida”, ressalta a Rina Shah, vice-presidente de operações de farmácias do grupo. Segundo a executiva, a farmácia de pequeno porte foi inspirada pelas unidades da rede próximas a sistemas de assistência médica, que são menores em tamanho e atendem aos clientes que precisam de remédios depois de receber alta hospitalar.

 

Seleção reduzida

Com cerca de 1,3 mil metro quadrado, as mini farmácias têm cerca de um quarto do tamanho das lojas típicas da Walgreens. As unidades têm um conceito mais aberto, com entregas diárias e sem a necessidade de um estoque elevado.

 

“Dentro das lojas, os clientes não encontrarão a vasta seleção de itens como nas unidades tradicionais. Em vez disso, eles perceberão um foco mais nítido em produtos de saúde e bem-estar, como vitaminas, medicamentos de venda livre, termômetros e curativos”, ressalta Rina. As mini farmácias oferecem vacinas como a da gripe e contam com o sistema de drive-thru para retirada das compras.

Os farmacêuticos desempenham um papel central no novo tipo de loja e a Walgreens espera que um atendimento personalizado acabe por levar a melhores resultados para a saúde. “Esse novo conceito permite ampliar a adesão do paciente e o número de pessoas que seguem os conselhos médicos e a receita corretamente”, conclui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/07/02/reposicionamento-de-mips-ampliaem-13-receita-de-associativistas/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress