Ícone do site Panorama Farmacêutico

10 alimentos antienvelhecimento para incluir na dieta

alimentos antienvelhecimento

Envelhecer é natural. Mas incluindo alguns alimentos antienvelhecimento na sua dieta, esse processo torna-se ainda mais tranquilo. Isso porque alguns incômodos comuns, como rugas, manchas e secura na pele, serão atenuados.

Neste texto, vamos explicar um pouco sobre a sua pele e também indicar alguns alimentos antienvelhecimento que você deve incluir na dieta para envelhecer com saúde e beleza.

Entenda a sua pele 

Antes de indicar os alimentos antienvelhecimento, é importante que você entenda um pouco da composição da sua pele. O órgão mais extenso do corpo humano é composto por três camadas:

Como é a nossa primeira “camada” de proteção externa, a pele está mais suscetível a algumas doenças e aos efeitos da idade. E os cuidados contra esses males começam pela boca.

Os alimentos antienvelhecimento

Da mesma família da couve e do brócolis, o agrião também é um vegetal rico em vitaminas e minerais. Os talos desse vegetal possuem alta concentração de sais minerais antioxidantes e de vitaminas C e B6.

Ele entra na lista de alimentos antienvelhecimento por prevenir os danos causados pelos raios UV e por possuir betacaroteno. Também reduz cicatrizes de acne e manchas, além de clarear a pele.

A saúde em geral é beneficiada pelo consumo do morango, isso porque a frutinha conta com fibras, açucares naturais e água. Seu diferencial para entrar na lista de alimentos antienvelhecimento é a presença de antioxidantes, o que ajuda a produzir mais colágeno.

O melhor momento para comer morangos é no café da manhã, visto a presença dos ácidos cítrico e málico, que regulam a função dos intestinos e suprimem bactérias ruins.

Esse é um dos alimentos antienvelhecimento mais exóticos da lista. Comuns na culinária japonesa, apresentam vários benefícios, como potencializar o rejuvenescimento e crescimento celular.

Além disso, os brotos de bambu são antibióticos, anti-inflamatórios, antimicrobianos, regulam a presença de açúcar no sangue, diminuem o colesterol e pressão alta, combatem radicais livre e fortalecem ossos e o sistema imunológico.

As assas e pele dos frangos e também os tendões bovinos são grande fontes de colágeno. Esse é um nutriente produzido naturalmente pelo corpo humano, só que, com o passar do tempo, sua concentração vai caindo.

Por isso, para evitar as rugas e a falta de firmeza na pele, o ideal é consumir alimentos ricos nessa proteína.

O colágeno proveniente da pele do frango tem uma vantagem extra. Ele fornece uma alta quantidade de ácido hialurônico, que ajuda a produzir a elasticidade da pele.

Se existe um superalimento por aí, as frutas secas podem ser essa “fórmula mágica”. Se consumidas regularmente, devido à sua alta concentração de Ômega-3, elas promovem uma completa desintoxicação do organismo.

Você com certeza já conhece a fama da batata doce quando o assunto é a hipertrofia. Mas essa raiz também é um dos alimentos antienvelhecimento, devido à alta concentração de vitamina C.

O nutriente ajuda a disfarçar as rugas, além de reforçar a imunidade. A queratina, também presente nela, estimula a geração de colágeno e o betacaroteno ajuda a deixar a pele mais brilhante.

Vai uma taça de vinho aí? Se você quer uma pele mais jovem, deve aceitar. Isso porque a bebida ativa o gene da longevidade e tem resveratrol, que suprime o acúmulo de gordura visceral.

Os polifenóis presentes têm efeito antioxidante, o que ajuda a prevenir a aterosclerose. A bebida também é rica em betacarateno, nutriente já citado anteriormente.

Mas cuidado, não exagere. Beba com moderação, apenas uma taça por dia.

Os antioxidantes são um dos grandes destaques do abacate. Ácido linoleico, lecitina e betacaroteno marcam presença também. A vitamina E fecha o combo, que garante uma pele hidratada, com linhas mais finas e rugas mais discretas.

Se você se preocupa com as calorias, pode se acalmar. Isso porque consumindo dois ou três abacates por semana já será o suficiente para colher os benefícios.

Pele hidratada. Maior formação de colágeno. Combate aos radicais livres. Controle de açúcar no sangue. Esses são só alguns dos benefícios que a aveia pode proporcionar.

O cereal é literalmente vitaminado, sendo uma excelente companhia para frutas e outros alimentos.

O gengibre reúne a singela bagatela de 40 compostos antioxidantes diferentes. A raiz protege dos danos causados pelos radicais livres e também atenua os sinais do envelhecimento.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Sair da versão mobile