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Ferramenta da Big Data otimiza mix das farmácias

Ferramenta da Big Data otimiza mix das farmácias

Fruto de uma parceria exclusiva entre a Big Data e o Grupo SantaCruz, a plataforma One-Click Order sofreu uma reformulação no modelo de negócios. A ferramenta simplificou a entrada de novos players e promete otimizar os processos de gestão comercial e do mix das farmácias.

Após dois anos de execução, agora as empresas interessadas em aderir ao uso da plataforma não precisam mais formalizar um contrato. “O pagamento passa a ser realizado diretamente para a SantaCruz como se fosse uma verba de trade”, explica Gustavo Ioschpe, CEO e sócio-fundador da Big Data.

Segundo o executivo, a forma de cobrança também passa a ser proporcional à utilização, fazendo com que a indústria só pague pelas farmácias que efetuarem as compras levando em consideração as recomendações da plataforma.

“As mudanças mostraram-se tão efetivas que aceleraram a adesão de novas companhias, firmando definitivamente o One-Click Order como um recurso poderoso para a indústria farmacêutica e empresas de consumer health e HPC aumentarem participação no PDV”, ressalta.

Um exemplo é a entrada recente da Colgate-Palmolive no programa. Com esse novo modelo, a formalização levou apenas dez dias. “Temos um desafio muito grande em ampliar e adequar nosso mix nas farmácias independentes e associativistas. O objetivo é aumentar a frequência e chegar a esses PDVs com qualidade no sortimento de saúde bucal”, avalia Cristiano Peres, diretor de vendas da divisão farma.

Ele acrescenta que o foco são os produtos terapêuticos para cuidados da gengiva e sensibilidade nos dentes, que contam com a recomendação dos dentistas.

A plataforma já agrega mais sete indústrias – Germed, Haleon, Johnson & Johnson, Kimberly-Clark, L’Oréal, Nivea e Sanofi. “E acabamos de fechar com a P&G e a Unilever, rumo à meta de alcançar 30 empresas fazendo uso da ferramenta até o fim do ano”, avalia Ioschpe.

IA da Big Data aumenta faturamento das farmácias

Atualmente, o One-Click Order da Big Data já é utilizado por cerca de 45 mil farmácias no pedido eletrônico da SantaCruz. O algoritmo entrega o pedido pronto para o farmacêutico, contendo todos os produtos que ele precisará comprar, nas quantidades certas. Entre as principais vantagens está a capacidade de identificar produtos que uma farmácia ainda não comercializa, mas cuja conversão seria um sucesso caso integrassem o portfólio.

“Outra funcionalidade é a indicação da quantidade correta de produtos já comprados, evitando rupturas, desperdício de vendas ou sobrestocagem, que acarreta em capital de giro empacado”, pontua. Além disso, a plataforma contribui para aumentar o faturamento da indústria a partir da entrega do sortimento e desconto ideais para cada farmácia, o que torna a verba de trade mais assertiva.

“Os resultados têm sido muito expressivos. Em junho, por exemplo, as farmácias que usaram o One-Click Order tiveram um aumento médio de 37% em compras nas indústrias participantes. Estamos conseguindo levar praticidade e melhores preços para as farmácias, a partir de um sistema que elas já conhecem e confiam, que é o pedido eletrônico do Grupo SantaCruz”, acrescenta.

A Big Data reúne, em sua base de dados, mais de 17 mil variáveis para analisar a performance de cada ponto de venda. As lojas que não estão performando bem recebem a recomendação baseada no sortimento da farmácia vizinha, que está apresentando bons resultados.

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