Ícone do site Panorama Farmacêutico

Ecossistema é saída para ampliar share, diz especialista

Ecossistema
Foto: Canva

 “O varejo está evoluindo da simples venda de produtos, para uma experiência de construir um novo ecossistema para crescer e ampliar market share”. Este foi um dos pontos principais apresentados pelo professor Rogério Lima, vice-presidente de consultoria e conteúdo da Retail Farma Brasil, em sua palestra no workshop que debateu a transformação digital do autosserviço no varejo farmacêutico.

Segundo ele, a evolução das necessidades dos consumidores está mudando as expectativas de compras nas farmácias, caminhando para um modelo mais disruptivo que prega a integração ao estilo de vida do consumidor, experiência customizada e interação sem toque. O executivo ainda acrescenta que, para se manterem competitivas, as farmácias precisam conversar com o cliente em todos os canais.

Varejo atual Varejo do futuro
Agilizar: ominichannel Agilizar: integração ao estilo de vida
Estimular: inspiração/ educação Estimular: experiência customizada
Sensorial: suporte no PDV Sensorial: interação sem toque
Dirigir: disponibilidade e navegação Dirigir: disrupção

Ecossistema de varejo de saúde e bem-estar

Cada vez mais as varejistas estão se posicionando como centros de saúde e bem-estar, se concentrando na solução de um problema, como estresse e rotina de sono, por exemplo. “Tudo isso influencia no desenvolvimento de produtos em das decisões de sortimento em todo o varejo”, alerta Lima.

Foto: Panorama Farmacêutico

A rede norte americana CVS desempenha o melhor trabalho de fazer com que todos os compradores a percebam como uma varejista “go-to” para Health & Wellness. “No Brasil, a RaiaDrogasil é uma rede que também mudou seu perfil visando o mesmo caminho”, acrescenta.

Segundo o professor, o mercado de well care acaba promovendo o surgimento de novas categorias nesta visão holística de autocuidado. “Varejistas terão que enxergar as oportunidades neste novo cenário em categorias, produtos, serviços e soluções. E, nesse ponto, O varejo evolui para não apenas vender produtos, mas para fornecer informações de produtos e prover atendimento farmacêutico”, ressalta o executivo.

Cliente no centro das estratégias

E nessa nova jornada do consumidor, o shopper deve sempre estar no centro da estratégia digital das companhias. Daí a importância de considerar os  quatro “Os” da era digital:

 Estratégia para CRM

Personalização não é diferencial e sim estratégia para competir. “Ela permite que as indústrias mirem uma oferta e mensagem para cada shopper, baseando-se no seu comportamento par atingir um objetivo específico”, explica Lima.

 

  Não-shopper Shoppers dos concorrentes Shoppers conquistados
Objetivo Educação Mudar de solução Fidelidade/ adesão
Mensagem Engajamento Seperioridade/ qualidade Reforçar benefícios
Oferta (relativa) Média Alta Baixa

Insights acionáveis

 

Faça parcerias para personalizar as promoções de marca e segmentar os shoppers para otimizar o ROI comercial

Sair da versão mobile