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Workshop debate a digitalização do autosserviço

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Autosserviço
Foto: Panorama Farmacêutico

 Nesta segunda-feira, dia 13, o auditório da ESPM Tech foi placo da 71ª edição da Retail Farma Brasil, workshop que debateu a transformação digital do autosserviço no varejo farmacêutico. Após um período de eventos online por conta da pandemia, esta edição marcou a retomada do formato presencial.

Para Paulo Gomes, vice-presidente de Relacionamento com o Mercado da Retail Farma Brasil trata-se de um marco significativo uma vez que o evento retorna à sua casa original, que é o Núcleo de Varejo da ESPM. E para permitir que o maior número participantes do Brasil pudessem ter acesso às apresentações, a transmissão online foi mantida com sucesso.

“Tivemos participantes do Grupo Tapajós, das Farmácias São João, da Drogaria Araujo, da Farmácia Indiana, Drogaria Venancio, Panvel, Clamed e Farmácia Vale Verde nos prestigiando, o que nos mostra que o formato híbrido é um caminho sem volta. Inclusive tivemos a participação de colaboradores da Grupo DPSP e da RaiaDrogasil que optaram por assistir online para se manterem seus escritórios”, ressalta Gomes. A relevância dos temas também atraiu participantes do Peru, Argentina e Uruguai.

O próximo evento está programado para maio e a grade de programação ainda está sendo definida. “Esses temas são muito ricos para serem finalizados em um único workshop. O tempo realmente foi o principal inimigo, então eu acho que nós nos sentimos na obrigação de fazer um novo evento sobre transformação digital e quem sabe um ou dois a mais ainda esse ano”, explica o executivo.

A transformação digital no autosserviço

A pós-pandemia mostrou que o varejo não é mais o mesmo, principalmente no que se refere às práticas digitais que envolvem o cana farma. “O workshop foi uma oportunidade de apresentar não só os dados estratégicos da IQVIA, como para perceber indicador muito importante, relacionado à mudança no relacionamento com o trade farmacêutico, essa mixagem entre os canais que define a forma como o consumidor quer se relacionar, dentro da sua própria conveniência e satisfação pessoal”, explica o professor Rogério Lima, vice-presidente de Consultoria e Conteúdo da Retail Farma Brasil.

Herbarium
Foto: Panorama Farmacêutico

E o tema sobre gestão de categorias é mais do que central em qualquer discussão sobre varejo farmacêutico. E foi exatamente o quer atraiu a parceria com a Herbarium. “Já estamos há quatro anos atuando junto com a Retail Farma Brasil e vemos o quanto a gestão de categoria é importante para o nosso segmento e essa parceria contribui para nos aproximar e consolidar nosso trabalho no canal”, explica o diretor comercial Renato Gonçalves.

Badoni
Foto: Panorama Farmacêutico

Patrocinadora estreante nos eventos da Retail Farma Brasil, a Baldoni busca ampliar sua aproximação com o canal farma. A empresa, especializada em mel e própolis, já com conta com 12 SKUs nas farmácias do Grupo DPSP e na Raia Drogasil. “Estamos apresentando nosso Extrato de Própolis, um mel fortificado que é um lançamento de inovação mundial na qual estamos requerendo a patente. É um produto que agrega valor ao sortimento da farmácia”, ressalta o CEO Daniel Augusto Cavalcante.

Já para Nilson Ribeiro, diretor executivo da Abrafad, tudo o que se fala sobre transformação digital no varejo é relevante para contribuir nas estratégias das nossas redes associadas. “Trata-se de um movimento que não tem retorno, então nós estamos muito confiantes de que possamos tirar daqui muitas ideias e propostas para apresentar ao varejo independente”, resume o executivo.

Nos próximos dias vamos detalhar os principais insights que os varejistas devem considerar para implementar a transformação digital do autosserviço no varejo farmacêutico. Fiquem de olho.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

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