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Evento debate nova agenda do varejo farmacêutico

varejo farmacêutico
Modesto Araujo Neto, presidente do conselho diretivo da Abrafarma, abriu oficialmente a solenidade

A transformação digital, os serviços de saúde e a agenda ESG movem o futuro do grande varejo farmacêutico nacional e formarão o centro dos debates do Abrafarma Future Trends. O Panorama Farmacêutico é mídia oficial do congresso, que chega à 10ª edição e prevê atrair 5 mil executivos, empresários e líderes do varejo, atacado e indústria para o Transamérica Expo Center (São Paulo-SP).

O evento teve início nesta terça-feira, dia 12, e se estenderá até quarta-feira (13 de setembro), com a presença dos CEOs das 30 maiores redes de farmácias do país – que já superaram R$ 86 bilhões em faturamento nos últimos 12 meses até julho deste ano, um avanço de 16% frente ao mesmo período anterior.

“Mais de 1,1 bilhão de atendimentos e quase 11 mil novos empregos em um ano. Esses são alguns indicadores que realçam o papel assumido pelas farmácias no ecossistema de saúde e sua crescente relevância para o consumo nacional”, enfatiza Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Grande varejo farmacêutico atrai indústrias e o Exterior

O grande varejo farmacêutico nacional dará vazão a discussões sobre os impactos da tecnologia e o acelerado processo de consolidação como hubs de resolutividade em saúde. As mudanças do setor motivam a reunião de um número recorde de expositores no congresso – serão 58 ao todo, representando fabricantes de medicamentos, produtos de higiene pessoal, beleza e provedores de serviços.

Também é esperada a presença de altos executivos e dirigentes do varejo farmacêutico da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Paraguai e Peru. Outro ponto alto é a presença de uma delegação do México, que busca assimilar e replicar modelos de negócios das redes brasileiras.

Farmácias também debatem nova era com testes rápidos

O Abrafarma Future Trends reunirá ainda representantes da Anvisa, especialistas em assistência farmacêutica e os gestores clínicos das redes, com foco nas perspectivas do setor com a regulamentação dos testes rápidos nos PDVs.

“Trouxemos inclusive um especialista da África do Sul, para destacar o potencial desses serviços. É uma região onde o sistema de saúde pública sofre uma pressão similar à do Brasil e cujas farmácias vêm ganhando relevância como pontos de atenção primária”, acrescenta Mena Barreto.

Programação terá 51 sessões

A programação abrange 51 sessões e terá palestrantes renomados como Arthur Igreja, que refletirá sobre as implicações da inteligência artificial e de recursos como a ChatGPT na jornada de consumo.

A Arena de Ideias, com formato de mini palestras simultâneas, ganha ainda mais evidência com quatro auditórios – um a mais em comparação à edição passada e que será exclusivamente dedicado a tendências da categoria de nutrição e suplementos no varejo farmacêutico.

As sessões do Encontre o Varejista também seguem em destaque, permitindo que as redes de farmácias apresentem suas estratégias comerciais e intensifiquem novos negócios em salas restritas a convidados da indústria.

Agenda sustentável ganha força

A agenda ESG do grande varejo farmacêutico será disseminada no Abrafarma Future Trends. Um modelo de contentor – recipiente usado para o descarte correto de medicamentos – estará em exposição logo na entrada do evento, acompanhado de um banner explicativo sobre o sistema de logística reversa.

Só as grandes redes, entre janeiro e julho deste ano, recolheram 600 toneladas de resíduos de remédios vencidos ou em desuso e suas embalagens. O volume é maior do que de todo o ano passado.

“É uma agenda setorial abrangente, mas que resume o protagonismo do segmento, que se transforma rapidamente ao mesmo tempo em que dita os novos rumos do varejo e da saúde no país”, conclui.

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