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Farmácia reforça aposta em gestão de crônicos

Farmácia pode reduzir dependência de testes da Covid com gestão de crônicos

Segundo dados da Abrafarma, as farmácias brasileiras aplicaram mais de 14 milhões de testes rápidos da Covid-19 desde abril de 2020, o que representou em torno de 95% dos atendimentos clínicos no PDV. Especialistas, porém, alertam para a necessidade de reduzir essa dependência e diversificar a atuação em assistência farmacêutica com foco na gestão de crônicos.

“Parte considerável da população ainda desconhece que a oferta de serviços farmacêuticos pode abranger a vacinação, consultas para problemas menores, testes para mais de 30 parâmetros diferentes e o acompanhamento de pacientes que utilizam medicamentos contínuos. Este último apresenta a maior tendência de crescimento para 2022”, avalia o fundador da ClinicarxCassyano Correr.

Os números corroboram essa tendência. A baixa adesão aos medicamentos atinge 50% da população, de acordo com a OMS. Entre usuários com mais de 40 anos que consomem medicamentos contínuos, a taxa alcança 63%. E o percentual avança para 82% entre quem precisa tomar mais de cinco remédios. “É uma verdadeira epidemia com graves implicações para toda a cadeia de saúde”, alerta.

Papel da farmácia

A farmácia pode colaborar para a gestão dos crônicos e adesão ao tratamento por meio da ampliação dos arranjos envolvendo indústria farmacêutica, operadoras de saúde, farmácias, médicos e profissionais farmacêuticos. Estudos mostram que, em média, a população frequenta o PDV farmacêutico até 20 vezes por ano, enquanto as consultas médicas costumam ocorrer de uma a duas vezes, mesmo para esse perfil de paciente.

“Os pacientes podem encontrar no PDV não apenas seus medicamentos, mas também exames de acompanhamento, consultas com o farmacêutico para uso correto do tratamento, e obter avaliações e relatórios que podem ser compartilhados com médicos”, explica Correr.

O objetivo é tornar cada visita do paciente um evento que vai além da retirada de medicamentos, gerando também informações rápidas, detectando desvios, abandonos e auxiliando esses pacientes a se manter no tratamento pelo maior tempo possível. “Para que isso se torne realidade, porém, é necessária a participação de todos os elos importantes da cadeia”, pondera.

Expansão dos PBMs, empresas e operadoras

Um exemplo pode estar nos programas de benefícios de medicamentos (PBM), que podem se expandir, oferecendo mais do que apenas descontos, agregando serviços clínicos a pacientes elegíveis, atuando para entregar “pacotes de tratamento” mais completos, reduzindo o abandono e estendendo o tempo que esses pacientes ficam em tratamento.

A aliança entre tecnologias de autorizadores, operações transacionais e o processo que abrange a jornada clínica dos pacientes é essencial para o sucesso desses projetos. “O aumento na adesão aos medicamentos pode ter impacto no retorno sobre o investimento dos programas, diminuição das taxas de dropout para as indústrias e aumento nas receitas do varejo. É um modelo em que todos ganham”, reforça o diretor comercial da Clinicarx, Rodrigo Moura.

Tecnologia e Data Analytics

Levar a farmácia ao seu próximo nível na saúde não é uma tarefa simples. Além de requerer novos arranjos de negócio, parcerias e processos, são necessárias novas ferramentas. A tecnologia pode ser uma aliada, trazendo consistência e confiabilidade aos atendimentos e resultados gerados. “O uso de plataformas clínicas e transacionais, integradas, dá tranquilidade aos elos da cadeia, garantindo que todas as informações sejam geradas da forma correta/auditável e que os serviços sejam prestados com qualidade”, ressalta.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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