fbpx
O maior canal de informação do setor

Pague Menos anuncia agenda ESG com 32 metas sustentáveis

3.703

Pague Menos anuncia agenda de ESG com 32 metas sustentáveis

“Uma solução completa de saúde que contribuirá significativamente para reduzir as desigualdades de acesso a uma vida saudável no Brasil”. Essa é a visão que norteia a agenda ESG que as Farmácias Pague Menos acabam de implementar. Por meio de três pilares – pessoas, meio ambiente e negócios –, a rede estabeleceu 32 metas sustentáveis para este ano, 2025 e também 2030.

“A promoção do acesso a medicamentos e serviços farmacêuticos já faz parte do nosso DNA. Mas de nada adianta uma empresa de sucesso se o entorno não estiver em boas condições. A estruturação de um programa de ESG nos dá respaldo para democratizar a saúde e criar uma rede multiplicadora de cidadania”, enfatiza Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração.

Um dos compromissos previstos na agenda é o Clinic Farma Itinerante, com mais de 50 serviços clínicos e que tem como proposta levar atenção primária à população de baixa renda.

A Pague Menos firmou o objetivo de conquistar duas importantes certificações até 2030 – a ISO 45001, que atesta o alto nível de desempenho em Saúde e Segurança do Trabalho (SST); e a SA 8000, que reconhece práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho.

A empresa também pretende ter 30% de seus 20 mil colaboradores dedicando um dia do ano ao trabalho voluntário. E a partir de 2025, 10% dos funcionários de lojas serão provenientes de cursos de desenvolvimento profissional oferecidos nas comunidades próximas. “Essas comunidades receberão investimentos correspondentes a 0,5% do nosso lucro líquido, a serem destinados para projetos de promoção da saúde integral. E devemos dobrar o percentual em 2030”, destaca.

Meio ambiente

Ainda em 2022, todas as unidades da Pague Menos serão abastecidas com energia renovável em até dois anos após sua abertura ou aquisição. Atualmente, 61% dos PDVs contam com energia renovável gerada a partir de 33 parques solares. E em 2025, ganhará vida a primeira Loja Verde, que funcionará como um polo de experiências sustentáveis para replicação nas demais unidades.

Diversidade e inclusão

A Pague Menos vem avançando na jornada ESG desde o ano passado, por meio da criação de uma área dedicada à diversidade e inclusão. Atualmente, 24% dos funcionários fazem parte do grupo formado por PCDs, pretos ou 50+. A projeção é, até 2025, ter 10% dos colaboradores acima de 50 anos e metade dos cargos executivos ocupados por mulheres. Em três anos, a companhia quer 15% dos cargos de liderança ocupados por pretos, porcentagem que pretende dobrar em 2030, quando também planeja alcançar 6% na contratação de PCDs.

A rede já conta com o certificado Women on Board (WOB), uma iniciativa independente apoiada pela ONU Mulheres, que reconhece empresas cujo Conselho de Administração tem pelo menos duas representantes do sexo feminino. Além das conselheiras Rosilândia de Queirós Lima e Manuela Vaz Artigas, a companhia é uma das poucas no Brasil a ter uma mulher na presidência do colegiado – a própria Patriciana Rodrigues.

“O ESG vai muito além de um conceito. Trata-se de um instrumento precioso para ampliar elos efetivos entre a sociedade e as empresas que integram o ecossistema farmacêutico e de saúde no Brasil”, acredita Patriciana.

Fonte: Redação do Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/enquete-58-mantem-trabalho-presencia/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação