Ícone do site Panorama Farmacêutico

Farmácias devem enxergar marca própria como diferencial competitivo

Farmácias devem enxergar marca própria como diferencial competitivoA pandemia da Covid-19 obrigou muitas famílias a fazer cortes nos gastos e passar a recorrer aos produtos de marcas próprias, que assumiram o protagonismo na cesta os brasileiros. E no varejo farmacêutico não foi diferente.

“O canal farma vem, nos últimos cinco anos, crescendo dois dígitos em produtos de marca própria. Nesse período vimos grandes players do mercado como a RaiaDrogasil, Farmácias Pague Menos, Panvel, Profarma e Assifarma, atuando de forma bastante contundente nesse segmento”, afirma Neide Montesano, presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

Segundo ela, com a crise do novo coronavírus a marca própria também contribuiu para evitar a ruptura dos estoques nas gôndolas, quando começou a haver falta de material para produção na grande indústria. “Por contar com fornecedores exclusivos para cada produto, a marca própria acabou se tornando o grande destaque da pandemia”, avalia. “É uma tendência que cresceu ainda mais desde o ano passado, quando o presidente da RaiaDrogasil, Marcílio Pousada, afirmou que conseguiu atender seus consumidores de uma maneira eficaz por meio da sua linha de marca própria Needs”, complementa a executiva.

Qualidade e confiança

E a oferta desses itens, aliada à qualidade dos produtos, formou uma parceria que caiu no gosto do consumidor e que ganha cada vez mais espaços nobres nas gôndolas das farmácias. Um exemplo é a linha Revitart, marca própria das Farmácias Associadas, rede associativista ligada à Febrafar com mais de 940 lojas. “O protetor solar da linha Revitart tem um market share de 72%, sendo comercializado 30% mais barato em comparação com o preço praticado pelas multinacionais”, completa Neide.

O presidente das Farmácias Associadas, Ricardo Duarte da Silveira, afirmou que a linha Revitart movimentou R$ 10 milhões em 2019 e conta com cerca de 250 SKUs – entre produtos de higiene e beleza, fraldas descartáveis para adultos e crianças, vitaminas, nutracêuticos e curativos. O carro-chefe da linha é o protetor solar, seguido da fralda infantil.

Para Neide, a escolha de entrar no mercado por meio de um protetor solar, que é uma categoria difícil, revelou-se uma das melhores estratégias da rede. “O recurso da experimentação dos benefícios e qualidade do produto ajuda a gravar a marca junto ao consumidor, que acaba extrapolando o critério de preço”, explica.

Salvação do varejo

No varejo farmacêutico, os cosméticos sempre acabam sendo a porta de entrada da marca própria, assim como xampus, sabonetes, água boricada, algodão, soro fisiológico etc. As duas maiores de redes de farmácia dos Estados Unidos, CVS e Walgreens, contam com quase 40% do portfolio oferecido nas lojas com produtos de marca própria, que incluem desde uma seringa até estetoscópios e vaporizadores.

“Num momento em que vemos grandes indústrias como a P&G e a Unilever se movimentando para vender diretamente ao consumidor final com suas lavanderias próprias Ariel e Omo, e a barbearia Gillette, ressaltamos o quanto é importante a marca própria para a salvação do varejo”, acredita.

E essa movimentação também é percebida no setor de distribuição, com empresas que planejam, em médio prazo, ter mais de 50% de seu portfólio formado por marcas próprias. “A rede que tem o seu próprio produto consegue driblar a primeira lei do varejo, que é a lei do preço comparado”, conclui Neide.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/60-do-setor-reprova-atuacao-do-governo/

Sair da versão mobile