Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias devem enxergar marca própria como diferencial competitivo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias devem enxergar marca própria como diferencial competitivoA pandemia da Covid-19 obrigou muitas famílias a fazer cortes nos gastos e passar a recorrer aos produtos de marcas próprias, que assumiram o protagonismo na cesta os brasileiros. E no varejo farmacêutico não foi diferente.

“O canal farma vem, nos últimos cinco anos, crescendo dois dígitos em produtos de marca própria. Nesse período vimos grandes players do mercado como a RaiaDrogasil, Farmácias Pague Menos, Panvel, Profarma e Assifarma, atuando de forma bastante contundente nesse segmento”, afirma Neide Montesano, presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

Segundo ela, com a crise do novo coronavírus a marca própria também contribuiu para evitar a ruptura dos estoques nas gôndolas, quando começou a haver falta de material para produção na grande indústria. “Por contar com fornecedores exclusivos para cada produto, a marca própria acabou se tornando o grande destaque da pandemia”, avalia. “É uma tendência que cresceu ainda mais desde o ano passado, quando o presidente da RaiaDrogasil, Marcílio Pousada, afirmou que conseguiu atender seus consumidores de uma maneira eficaz por meio da sua linha de marca própria Needs”, complementa a executiva.

Qualidade e confiança

E a oferta desses itens, aliada à qualidade dos produtos, formou uma parceria que caiu no gosto do consumidor e que ganha cada vez mais espaços nobres nas gôndolas das farmácias. Um exemplo é a linha Revitart, marca própria das Farmácias Associadas, rede associativista ligada à Febrafar com mais de 940 lojas. “O protetor solar da linha Revitart tem um market share de 72%, sendo comercializado 30% mais barato em comparação com o preço praticado pelas multinacionais”, completa Neide.

O presidente das Farmácias Associadas, Ricardo Duarte da Silveira, afirmou que a linha Revitart movimentou R$ 10 milhões em 2019 e conta com cerca de 250 SKUs – entre produtos de higiene e beleza, fraldas descartáveis para adultos e crianças, vitaminas, nutracêuticos e curativos. O carro-chefe da linha é o protetor solar, seguido da fralda infantil.

Para Neide, a escolha de entrar no mercado por meio de um protetor solar, que é uma categoria difícil, revelou-se uma das melhores estratégias da rede. “O recurso da experimentação dos benefícios e qualidade do produto ajuda a gravar a marca junto ao consumidor, que acaba extrapolando o critério de preço”, explica.

Salvação do varejo

No varejo farmacêutico, os cosméticos sempre acabam sendo a porta de entrada da marca própria, assim como xampus, sabonetes, água boricada, algodão, soro fisiológico etc. As duas maiores de redes de farmácia dos Estados Unidos, CVS e Walgreens, contam com quase 40% do portfolio oferecido nas lojas com produtos de marca própria, que incluem desde uma seringa até estetoscópios e vaporizadores.

“Num momento em que vemos grandes indústrias como a P&G e a Unilever se movimentando para vender diretamente ao consumidor final com suas lavanderias próprias Ariel e Omo, e a barbearia Gillette, ressaltamos o quanto é importante a marca própria para a salvação do varejo”, acredita.

E essa movimentação também é percebida no setor de distribuição, com empresas que planejam, em médio prazo, ter mais de 50% de seu portfólio formado por marcas próprias. “A rede que tem o seu próprio produto consegue driblar a primeira lei do varejo, que é a lei do preço comparado”, conclui Neide.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/60-do-setor-reprova-atuacao-do-governo/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress